Semana do Salmonete 2022

Ementas especiais em inúmeros espaços de restauração, um workshop infantil e uma degustação especial de participação gratuita foram apelativos de mais uma Semana do Salmonete, que decorreu em Setúbal entre os dias 21 e 30, por iniciativa da Câmara Municipal.


Além das quatro dezenas de restaurantes aderentes, que, durante o certame, incluíram pratos especiais com base no salmonete, desde as receitas mais tradicionais até às mais vanguardistas, a Semana do Salmonete juntou vários entusiastas deste pescado típico da ementa setubalense em torno de atividades que congregaram a cultura local, gastronomia e até os valores vinícolas da região.

Enquanto a Biblioteca Pública Municipal reuniu, no dia 22, um grupo de crianças em torno do conto “História da Baleia”, de António Sérgio, através do qual o público mais novo teve oportunidade de ficar a conhecer algumas das principais características do salmonete vermelhete.

No dia 30, na reta final da Semana do Salmonete, perto de três dezenas de pessoas participaram na atividade “Encontros Prováveis”, a qual incluiu uma visita guiada à Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e ao antigo quartel do Regimento de Infantaria 11, num passeio conduzido pelo investigador e historiador Diogo Ferreira.

A diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Helena Lucas, deu ainda as boas-vindas aos participantes, momento em que destacou o trabalho de formação desenvolvido por aquele estabelecimento de ensino e a interação que mantém com a comunidade, bem como com a própria Câmara Municipal.

Um dos principais atrativos deste encontro decorreu na segunda parte do programa, com o chef Luís Alves a conduzir uma degustação comentada de diferentes pratos gourmet confecionados à base de salmonete.

Em paralelo, os participantes puderam não apenas apreciar formas originais e elegantes de pratos de salmonete, como também experimentar alguns dos rótulos mais interessentes do produtor Saramago Vinhos.