Serviço Educativo – 40 Anos | Conferência por José Luís Catalão e Leonor Soares

As quatro décadas do Serviço Educativo dos Museus Municipais de Setúbal estiveram em retrospetiva numa conferência realizada na tarde de 25 de maio, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, integrada no ciclo Valorizar o(s) Património(s). 


“Serviço Educativo – 40 anos” foi o tema do encontro conduzido pelos técnicos municipais José Luís Catalão e Leonor Soares, que falaram sobre a missão do serviço educativo e das atividades de educação patrimonial desenvolvidas pelos espaços museológicos municipais desde 1983.

Uma das atividades destacadas foi o projeto “História ao Vivo”, que, em 1988, envolveu mais de três mil participantes.

José Luís Catalão e Leonor Soares aproveitaram ainda o encontro para fazer um agradecimento especial a todos os técnicos que nos últimos 40 anos contribuíram para consolidar o trabalho desenvolvido no Serviço Educativo dos Museus Municipais.

A implementação de um programa pedagógico com iniciativas e projetos interdisciplinares direcionados para uma progressiva consciencialização da sociedade para o conhecimento, preservação e promoção do património cultural é o principal objetivo deste serviço municipal.

As atividades desenvolvidas estabelecem uma relação viva entre o património e o público, de que são exemplos as visitas que promovem a interação com as coleções das exposições permanentes do Museu do Trabalho Michel Giacometti, os projetos “Da Lota ao Mercado”, “Câmara Municipal de Portas Abertas”, “Vem Conhecer Bocage” e “Luísa Todi Apresenta-se”.

São também realizadas visitas regulares ao centro histórico de Setúbal, ao Forte de S. Filipe e ao Forte de Albarquel.