Vereador do Desporto, Pedro Pina, na cerimónia de encerramento do 15.º Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado de Clubes

O vereador do Desporto da Câmara Municipal, Pedro Pina, apontou em 19 de maio, no encerramento do 15.º Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado de Clubes, que os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar de Setúbal.


“Espero que tenha sido uma experiência absolutamente extraordinária. Espero que tenha sido, sobretudo, uma semana repleta de emoção e que as nossas terras sadinas vão convosco, não só por aquilo que foi o prazer da vossa prática, mas, acima de tudo, por aquilo que a cidade também vos permitiu”, afirmou o autarca.

Pedro Pina falava ao fim da tarde de 19 de maio no Hotel do Sado, onde, antes do jantar de encerramento, decorreu a cerimónia de entrega dos prémios da competição, que foi ganha pela Lenza Emiliana Tubertini, de Itália, e na qual o setubalense Grupo Desportivo “Os Amarelos” foi quarto classificado.

O vereador agradeceu à Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar (FPPDAM) e ao seu presidente, Carlos Vinagre, bem como à Federação Internacional de Pesca Desportiva – Mar (FIPS-M), representada pelo vice-presidente Alberto Marchi, pela escolha de Setúbal para acolher a competição mundial.

“Um cumprimento muito particular à equipa que representou Setúbal, Portugal, à nossa equipa do Grupo Desportivo “Os Amarelos”. Obrigado por levarem Setúbal bem alto, não só no Campeonato do Mundo de hoje, mas também em muitas outras tantas vezes”, concluiu.

O presidente da FPPDAM, Carlos Vinagre, também destacou a forma como os participantes foram recebidos. “Setúbal tem sido uma excelente anfitriã. A cidade mostrou o seu melhor, acolhendo todos com alegria e hospitalidade. Esperamos que este campeonato tenha sido uma experiência memorável para todos e que tenham levado consigo recordações inesquecíveis de Setúbal e Portugal.”

Sublinhou que os participantes tiveram um “excelente desempenho” numa competição “incrível”, pois todos mostraram “habilidade, destreza e paixão pela pesca”, bem como “espírito de camaradagem”, com “muitos momentos de solidariedade e ajuda entre os clubes”, o que mostra “respeito mútuo”.

O 15.º Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado de Clubes decorreu desde 13 de maio na orla costeira de Setúbal, com mais de uma centena dos melhores praticantes da modalidade, num total de 19 equipas de cinco países.

Organizada pela FPPDAM, com o apoio da Câmara Municipal, a prova, que já se tinha disputado em Setúbal em 2014, foi dominada pelas equipas de Itália e Portugal, cujos clubes ocuparam os sete primeiros classificados.

Os clubes portugueses mais bem classificados foram o CN Povoense, o GD “Os Amarelos” e o CPND Albufeira, segundo, quarto e sexto, respetivamente, tendo o CPC Amorim e Dias e o CCP Cavaquense sido 10.º e 11.º na tabela.

Além da campeã Lenza Emiliana Tubertini, a Itália colocou entre os melhores a Lega Navale Italiana, a APSD Golfo Dei Poeti La Spezia e o Seasporting Portobaseleghe Artico, que terminaram nos terceiro, quinto e sétimo lugares, enquanto a Liberi Del Brenta ASD foi 16.ª.

Tal como Portugal e Itália, a Espanha também concorreu com cinco clubes, tendo os melhores, no oitavo e nono lugares, sido o Club Náutico Santa Lucía e o Club Pesca Mar Sport. CS Arsenal, Club Náutico Marina Internacional e Club Pescadores D. Valencia foram 13.º, 14.º e 15.º.

A Bélgica contou com três clubes inscritos, Robby Fish ZC, Les Hameçons des Mers Soignies e De Egleghemse Zeevissers, que terminaram nos 12.º, 17.º e 18.º lugares, respetivamente, enquanto a Suíça apenas teve em prova o Club Genevois de Pêche en Mer, 19.º e último classificado.