Plantação de árvores Pinhal de Negreiros

A Câmara Municipal de Setúbal assinala o Dia Mundial da Árvore com um conjunto de iniciativas de plantação de árvores e arbustos em espaços verdes públicos e de quatro escolas básicas do concelho, entre 19 e 25 de março.


Sabugueiros, loureiros, lentiscos, azinheiras, carvalhos, ulmeiros, áceres, pinheiros, freixos e crataegus são as espécies a plantar no dia 19, entre as 09h00 e as 13h00, no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, numa ação que conta com o apoio de voluntariado.

São mais de seis centenas de árvores e arbustos que foram cedidos à autarquia no âmbito de uma candidatura aprovada pelo Floresta Comum 2021/2022, programa de fomento e incentivo à criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços de ecossistema.

Os interessados em participar nesta ação devem inscrever-se pelo endereço de correio eletrónico diev@mun-setubal.pt.

Uma nova iniciativa realiza-se no dia 21, a partir das 10h00, no Parque Verde de Algodeia, com a participação de alunos e professores da EB dos Arcos e da EB/JI do Montalvão.

Entre os dias 22 e 25, as iniciativas de plantação de árvores, que contam com o envolvimento de alunos e professores, decorrem na EB da Gâmbia, a 22, na EB da Brejoeira, 23, na EB/JI do Faralhão, a 24, e na EB dos Pinheirinhos, a 25.

Estas ações integram, igualmente, a campanha municipal “Seja Jardineiro Por Um Dia” que desafia os munícipes a contribuir ativamente para a requalificação e embelezamento de espaços na cidade, no âmbito da estratégia de qualificação do território e de combate às alterações climáticas.

O objetivo é o desenvolvimento de medidas de descarbonização e da procura das melhores soluções sustentáveis e de criação de espaços verdes qualificados de proximidade.

O Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas, celebrado a 21 de março, de acordo com resolução de 30 de novembro de 2012 da Assembleia Geral das Nações Unidas, visa a sensibilização para a gestão sustentável das florestas e para um continuado esforço de conservação e ordenamento dos espaços naturais.