Aniversário Luísa Todi - deposição de flores na glorieta

A cantora lírica Luísa Todi foi homenageada no 268.º aniversário, no dia 9 de janeiro, com uma cerimónia evocativa com a deposição de flores e um concerto com o tenor Carlos Guilherme.


As comemorações começaram com a tradicional deposição de coroas de flores no monumento localizado na Avenida Luísa Todi erguido para perpetuar a memória de “uma das figuras maiores da cidade e que é um exemplo a seguir do que deve ser a cultura no futuro”, sublinhou o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

A cerimónia contou ainda com a deposição de flores pelos presidentes da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, e da LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, Francisco Borba, bem como pelo representante do executivo da União das Freguesias de Setúbal Nuno Marques.

As comemorações do 268.º aniversário da cantora lírica prosseguiram na Igreja de Jesus com a atuação do tenor Carlos Guilherme, num espetáculo integrado no ciclo Convento ConVida.

Luísa Todi, batizada Luísa Rosa de Aguiar, nasceu a 9 de janeiro de 1753 em Setúbal, na atual Rua da Brasileira, no Bairro do Troino, e morreu em Lisboa a 1 de outubro de 1833, com 80 anos.

Em 1768 começou a sua carreira como atriz de comédia no “Tartufo”, de Molière, dedicando-se ao canto lírico apenas após o casamento com o italiano Francisco Xavier Todi, violinista da orquestra do teatro.

Luísa Todi, considerada a maior cantora lírica do seu tempo, protagonizou uma carreira internacional que a levou a atuar nos principais palcos europeus e a ser disputada pelas cortes espanhola, francesa, prussiana e russa.