17° Possible Light Rain
Setúbal Custom Weekend 2019 - partida para passeio

Perto de 50 mil pessoas estiveram na Praia da Saúde, nos dias 28 e 29 de setembro, na quinta edição do Setúbal Custom Weekend, evento que se destaca no país como o maior certame dedicado ao universo de motos customizadas.


O espírito motard deixa cada vez mais marcas em Setúbal, já adjetivada de “Capital da Customização”, com dois dias em que as ruas do centro histórico e da zona ribeirinha estiveram repletas de motos.

De acordo com Marco Oliveira, da Harley Riders Setúbal, organizadora do certame em parceria com a Câmara Municipal, a quinta edição da Setúbal Custom Weekend registou “um acréscimo de visitantes e de expositores”.

Nos cem expositores estiveram representadas marcas e algumas das mais conceituadas oficinas portuguesas da atualidade dedicadas à alteração e personalização de motos, destacando-se a presença, pela primeira vez, de um expositor dos Açores.

A tarde de domingo, dia 29, foi, segundo a organização, “o ponto alto” do Setúbal Custom Weekend, com o desfile de quatrocentas motos pela cidade, com passagens pelo centro da cidade e pela Arrábida.

Na Praia da Saúde, houve ainda oferta musical, com várias atuações nos dois dias, num palco criado propositadamente para o certame. “O palco foi colocado na praia, em cima da areia. As pessoas gostaram muito”, refere Marco Oliveira.

Outra das novidades deste ano foi a atribuição de uma viagem para duas pessoas aos Estados Unidos, com passeio pela mítica Route 66, e uma visita ao museu da famosa marca Harley-Davidson American Motorcycles.

A icónica marca, principal patrocinadora do certame, escolheu uma vez mais o evento de Setúbal para apresentar oficialmente em Portugal o novo modelo de 2020.

Todos os anos esta apresentação permite aos visitantes realizarem test rides, o que deu novo recorde a esta edição da Setúbal Custom Weekend, com 250 pessoas a experimentar as motos em exposição durante os dois dias.

O certame, considerado evento de referência na Península Ibérica no segmento da personalização de motos, aumentou as preocupações ambientais, com a substituição de copos descartáveis por copos individuais reutilizáveis.

“Uma grande decisão da organização que é para manter”, e que, segundo Marco Oliveira, “se traduziu numa melhoria considerável da imagem da zona envolvente”, uma vez que “foi notória a redução do lixo no chão”.

Esta edição incluiu ainda um “Custom Invitational”, competição na qual onze construtores nacionais foram desafiados a apresentar um projeto de construção e customização de uma moto, e o concurso Back Yard Builders, para construtores amadores.

A complementar os vários gostos que preenchem a subcultura urbana associada à personalização dos motociclos, o evento incluiu stands em que era possível fazer cortes de cabelo, tatuagens, artes gráfica e artesanato em metal e pele.

A solidariedade para com a Associação Careca Power, de auxílio a doentes e sobreviventes de cancro, manteve-se uma vez mais, através da venda de uma brochura, cujo valor reverteu para a associação.

Na forja está já a preparação da 6.ª edição do Setúbal Custom Weekend, que, avança Marco Oliveira, da Harley Riders Setúbal, no próximo ano será a 26 e 27 de setembro.