"Joyeuse Retraite 2" | filmagens em Setúbal

A Avenida Luísa Todi transformou-se no dia 17 de maio no palco de rodagem de um filme franco-português que tem em Setúbal o principal cenário para as peripécias de um casal francês que compra casa em Portugal para passar férias.


Uma carrinha com um casal de reformados franceses a passar férias em Setúbal cruza-se, em plena Avenida Luísa Todi, com um carro onde seguem uma idosa e duas crianças. Os Blanchot avistam finalmente os netos que perderam quando faziam compras, o que dá início a uma perseguição alucinante mas divertida.

Assim começaram, no dia 17, as filmagens da comédia “Joyeuse Retraite 2” (“Abençoada Reforma”), dirigida por Fabrice Bracq, com Thierry Lhermitte, Michèle Laroque e Nicole Ferroni nos papéis principais, que, até sexta-feira, decorrem em vários pontos da cidade de Setúbal.

Às primeiras horas da manhã, parte da Baixa e da frente ribeirinha foi ocupada pela equipa técnica da Fado Filmes, que está a produzir a película em Portugal para a produtora francesa Les Films Manuel Munz, pelos atores e pelo restante pessoal que dá vida à sequela de um dos filmes mais vistos em França no ano da estreia, em 2019.

Em “Joyeuse Retraite 2”, o casal Blanchot, que recentemente atingiu a idade da reforma, viaja para Portugal com os filhos e os netos para desfrutar de umas férias familiares na nova casa adquirida no país. Mas, ao chegarem ao destino, são surpreendidos por algo que dá início a uma série de aventuras divertidas.

“Quando chegam a Portugal, percebem que a casa não está pronta. Como se não bastasse terem uma casa sem portas e janelas, a dada altura decidem ir a uma loja de bricolage onde perdem os netos de vista. O filme retrata as peripécias que têm de passar para resolver a situação”, conta Cândida Vieira, diretora de produção da longa-metragem.

Quando os avós avistam, finalmente, os netos, estes “seguem num carro com uma idosa”, numa cena filmada na Avenida Luísa Todi, o que gera uma perseguição pela cidade com vários imprevistos.

Setúbal é o cenário principal do filme, pois, além de palco de rodagem de todas as cenas em que os avós perseguem o carro onde se encontram os netos, “há vários planos de passagem que identificam muito bem a cidade, para dar a entender ao espetador que a casa de férias está localizada aqui”, explica Cândida Vieira.

O filme é rodado exclusivamente em Portugal, durante oito semanas, uma das quais em Setúbal, escolhida para assumir o protagonismo de “Joyeuse Retraite 2” porque se adequa “perfeitamente às necessidades técnicas”, uma vez que a produtora Fado Filmes procurou “uma cidade que tivesse também uma componente de férias, com rio, mar, praia e serra”.

O centro histórico, a Avenida Luísa Todi, a frente ribeirinha e a Serra da Arrábida são os locais onde decorrem, entre os dias 17 e 21 de maio, as filmagens deste projeto cinematográfico, que tiveram início na semana passada em Colares, concelho de Sintra, e terminam no dia 2 de julho.

A rodagem em Setúbal, com outras filmagens previstas nos dias 28 e 29 de junho, constitui um fator de promoção turística internacional da região sadina, em particular no mercado francês.

Constrangimentos na circulação rodoviária

As filmagens da longa metragem motivam constrangimentos na circulação rodoviária em várias ruas da cidade entre os dias 17 e 20 de maio, caso do encerramento parcial da Avenida Luísa Todi, nos dias 17 e 18, entre as 06h00 e as 19h00, no troço compreendido entre a Rua Pereira Cão e a Avenida 22 de Dezembro, sentido de circulação nascente/poente.

Como alternativa, os automobilistas devem utilizar as ruas Teotónio Banha e Ocidental do Mercado, bem como as avenidas Jaime Rebelo e Luísa Todi.

A circulação automóvel está também interdita na Rua Teotónio Banha e num do troço da Avenida Jaime Rebelo, concretamente entre a Rotunda das Sardinhas e a Rua Cláudio Lagrange, nos dias 19 e 20, igualmente entre as 06h00 e as 19h00.

Neste caso, a alternativa de circulação passa pela Avenida Luísa Todi, com viragem à esquerda junto da interseção com a Avenida 22 de Dezembro, assim como pela Rua Cláudio Lagrange e Avenida Jaime Rebelo.

As filmagens desta produção cinematográfica motivam ainda o condicionamento da Rua Regimento de Infantaria 11, a qual fica restrita à circulação e sem saída nos dias 17, 18, 19 e 20, entre as 06h00 e as 19h00.

O acesso aos ferries e ao cais 3 do porto de Setúbal permanece garantido através da Rotunda das Sardinhas.