A Câmara Municipal de Setúbal assinou no dia 6 de setembro, no Porto, o contrato de financiamento do projeto “Bairro Comercial Digital de Setúbal”, que contempla um investimento superior a um milhão de euros para modernizar o comércio da cidade.


O vereador Pedro Pina representou a autarquia na cerimónia, no Palácio da Bolsa, de apresentação e formalização dos contratos de financiamento das 95 candidaturas a nível nacional aprovadas pela medida “Bairros Comerciais Digitais”, inserida no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, entre as quais a do município setubalense.

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, apresentou o projeto que vai permitir a modernização de 25 mil estabelecimentos comerciais em todo o país, através da digitalização dos negócios e da requalificação dos espaços físicos, num investimento global de 77,5 milhões de euros.

No caso de Setúbal, a candidatura liderada pela Câmara Municipal contempla um conjunto de ações, no valor de 1 milhão, 272 mil e 256,95 euros, que apostam na dupla transição verde e digital em 870 pequenas e médias empresas do concelho, bem como na qualificação do espaço público.

O “Bairro Comercial Digital de Setúbal” pretende promover a modernização e o marketing digital, a revitalização económica e o reforço da competitividade no tecido empresarial do centro histórico, localizado numa área com mais de 30 hectares, com elevada densidade comercial.

No âmbito do projeto, que cumpre, igualmente, objetivos de sustentabilidade económica, social e ambiental, são desenvolvidas medidas de adoção de produtos e serviços de base digital com vista à digitalização dos modelos de negócio das empresas e ações de sensibilização e capacitação tecnológica dos trabalhadores e empresários.

O reforço da cobertura wi-fi, a criação de um Marketplace – loja online de divulgação e venda de produtos e serviços por comerciante, com pedidos take-away e delivery – e a instalação no território de diversos mupis, estruturas multimédia para divulgação digital de produtos, horários e eventos, são algumas das ações de base digital do projeto.

Outras medidas são a criação de uma página de internet e de uma aplicação para dispositivos móveis, a disponibilização de uma carteira digital com modelo de fidelização de clientes e o reforço da informação urbana digital incluindo roteiros de visita do património.

O projeto “Bairro Comercial Digital de Setúbal” inclui ainda o reforço da marca e a promoção da identidade visual do bairro com a elaboração de um plano estratégico de marketing e promoção e a aposta na capacitação dos agentes na área das cidades inteligentes e sustentáveis.

 

Notícias Relacionadas

Setúbal avança com Bairro Comercial Digital

A Câmara Municipal de Setúbal viu aprovada no dia 21 de julho uma candidatura de perto de 1 milhão e 300 mil euros, com financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, destinada a promover a modernização digital do comércio no centro histórico da cidade.

26 Julho, 2023