XXV - Festa do Teatro - A Ruiva

A estreia dos espetáculos “A Ruiva” e “Câncer” foram destaques dos primeiros quatro dias da XXV Festa do Teatro, que proporciona quatro dezenas de eventos em vários espaços do concelho até 26 de agosto.    


As peças “A Ruiva”, uma coprodução do Teatro Estúdio Fontenova com a Companhia João Garcia Miguel, e “Câncer”, da Tela Negra, ambas apresentadas no dia 18, são duas das três estreias que integram o programa da 25.ª edição do evento, com organização do Teatro Estúdio Fontenova em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal

O espetáculo “A Ruiva”, com encenação de Sara Ribeiro, com André Marques, Catarina Ribeiro, Duarte Lopes e Sara Túbio Costa no elenco, sobre anseios e a capacidade de modificação em função destes, tem uma nova sessão agendada para dia 21 de agosto, às 22h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, a qual é acompanhada de uma intérprete em Língua Gestual Portuguesa, novidade nesta edição do certame.

O primeiro fim de semana da Festa do Teatro contou ainda com a apresentação dos espetáculos “Duas Casas”, dos Imaginar do Gigante, de Ovar, e “Coração de Antígona”, dos Lendias d’Encantar, de Beja, no sábado, ambos da Secção Oficial.

No domingo foi a vez de subirem ao palco, na Secção Off, “Fase Latente”, de Ana Rita Ferreira e Ana Isabel Arinto, e, na Secção Oficial, “A Metamorfose”, de Escenafísica.

A Festa do Teatro proporciona quarenta eventos, em que se incluem exposições, workshops, conversas e vinte espetáculos de companhias portuguesas e estrangeiras.

O programa decorre em vários espaços e equipamentos municipais, designadamente no Convento de Jesus, na Escola Secundária Sebastião da Gama, na Casa da Cultura, na Praça de Bocage, no Fórum Municipal Luísa Todi, no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, no Mercado da Conceição e no Jardim de Palhais.

Em matéria de estreias, o evento reserva ainda, na Secção Off – Mais Festa, a apresentação de “ASAE da Liberdade”, da companhia Teatro Amanhã, encenada por Maria do Ó e interpretada por Beatriz Viamonte, Baltasar Marçal e Matilde Graça, a 25, às 19h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

A peça da companhia palmelense leva o público a acompanhar a batalha de uma inspetora Autoridade da Segurança no Amor e Estudos (ASAE) a partir de uma mansão que, alegadamente, é a última casa livre, num mundo onde a Liberdade e o Amor se dissiparam por completo.

A Secção Oficial conta ainda com os espetáculos “A Noiva do Vento”, da Ábrego Producciones, de Oruña de Piélagos, Cantabria, Espanha, no dia 21, às 22h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, e “Time”, do Teatrão, de Coimbra, no dia 22, às 22h00, na tenda instalada no recinto da escola.

O programa conta ainda na Secção Oficial com “Espécies Lázaro”, do Teatro Art’Imagem, da Maia, “Primate… Informe para una Academia”, da EscenaFísica, do Chile, “Livre Acesso” e “Se der Corda”, ambas do Circo no Ato, do Rio de Janeiro, Brasil, “A Maior Flor do Mundo”, do Teatro do Noroeste – CDV, de Viana do Castelo, “Raposódio”, da associação d’Orfeu AC, de Águeda, e “Elektra.25”, da companhia Atalaya, de Sevilha, Espanha.

A Festa do Teatro, com encenações em diversas linguagens e abordagens artísticas de companhias de Portugal, Angola, Brasil, Espanha, Chile, Argentina e Itália, conta ainda com perto de uma dezena de projetos emergentes na Secção Off – Mais Festa, que nesta edição se apresentam a concurso e, também, sem caráter competitivo.

Além das peças, o certame, que na página oficial do evento, acessível nesta ligação, disponibiliza todas as informações, reserva concertos, três exposições, workshops, sessões de cinema e conversas sobre os mais variados assuntos teatrais.

Os espetáculos da secção “Oficial” têm bilhetes a 8 euros para o público em geral e a 6 euros para estudantes, desempregados, menores de 25 anos, maiores de 65 anos e profissionais do espetáculo, havendo ainda bilhetes a 2,5 euros para portadores do cartão Amigos do Teatro Estúdio Fontenova.

A bilheteira está aberta das 18h00 às 20h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, com entrada pela Avenida Mariano de Carvalho, enquanto várias apresentações da Secção Off – Mais Festa são de entrada gratuita, podendo ser solicitada ao público uma gratificação solidária “ao chapéu” para os artistas.