Venham Mais Vinte e Cincos | Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril - “Caminho(s) para a Liberdade”

Uma visita guiada realizada no dia 24 de fevereiro revelou 25 pontos da cidade relacionados com o Estado Novo e a luta pela Liberdade, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal.


O percurso pedestre “Caminho(s) para a Liberdade”, integrado nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, resulta de um roteiro elaborado pela Câmara Municipal que identifica 25 locais relacionados com o regime que a Revolução dos Cravos derrubou e que atualmente se encontram ligados à democracia.

Na iniciativa de 24 de fevereiro participaram cerca de duas dezenas de pessoas da comunidade educativa do concelho, que, guiadas pelo historiador local Diogo Ferreira, responsável pela investigação e conceção do roteiro, passaram por locais como a antiga sede da PIDE/DGS, no Bairro Salgado.

A casa onde residiu José Afonso, o Quartel do Regimento da Infantaria n.º 11 e a sede da Delegação de Setúbal do Consórcio Português de Conservas de Sardinha foram outros pontos de passagem.

As instalações do Círculo Cultural de Setúbal, o Monumento aos Resistentes Antifascistas, a escultura de Maria do Carmo Torres (Mariana Torres) e a residência de Jaime Rebelo, que ficou conhecido como “O Homem da Boca Cerrada” são outros locais que integram o percurso.

Uma nova iniciativa aberta à participação da comunidade em geral realiza-se no dia 28 de abril, com inscrições, gratuitas, pelo endereço de correio eletrónico gabphc@mun-setubal.pt.