A aplicação, apresentada publicamente pela Câmara Municipal de Setúbal na semana passada, encontra-se ao serviço da população, com descarregamento, gratuito, na Google Play Store, para sistemas operativos Android, e na Apple Store, para dispositivos com IOS.

O “Setúbal SOS” é uma aplicação de telemóvel, inédita no país, que tem como mais-valia a possibilidade de o utilizador dar a conhecer ao operador do Centro Municipal de Operações de Socorro, de forma instantânea, a sua posição geográfica através da ligação de dados móveis e do GPS do telemóvel.

Após o descarregamento da aplicação, o utilizador é solicitado a responder a um conjunto de questões básicas de identificação, umas obrigatórias outras facultativas, relacionadas com o cadastro pessoal, o historial clínico e a pessoa a contactar em caso de necessidade.

Em situação de emergência, basta ligar o GPS e os dados móveis do telemóvel e acionar o botão vermelho de chamada que ativa o sinal de localização do GPS e estabelece ligação com o Centro Municipal de Operações de Socorro.

Quando a chamada é atendida naquele serviço municipal, o operador tem acesso a dados essenciais para a prestação de socorro, fornecidos aquando da instalação e utilização pela primeira vez da aplicação, como idade da vítima, doenças conhecidas e pessoa a contactar.

O utilizador fica com acesso a outras funcionalidades, nomeadamente a receção no telemóvel de avisos relativos a estados de alerta meteorológicos, bem como informações sobre procedimentos a adotar na possibilidade de exposição a um determinado fenómeno ou situação de emergência.