Festival Soam as Guitarras | Miramar

Um espetáculo com os projetos musicais Raia. Planeta Campaniça e Miramar abriu, no dia 26 no Fórum Municipal Luísa Todi, a quarta edição do Festival Soam as Guitarras, que se prolonga até ao próximo ano.


Este festival, com concertos em vários pontos do país, abriu com sonoridades da viola campaniça, também designada por viola alentejana, partilhadas na principal sala de espetáculos setubalense por Raia. Planeta Campaniça, projeto-síntese do músico, compositor e intérprete António Bexiga.

Neste concerto, António Bexiga tocou ao lado dos convidados Vasco Ribeiro Casais, na viola braguesa e nyckelharpa, de Joana Negrão, na voz e gaita de fole, ambos dos Seiva, e o do duo setubalense João Mota e Pedro Franco, nas vozes, guitarra e banjo, da formação Um Corpo Estranho.

O espetáculo, em dose dupla, contou ainda com a atuação de Miramar, projeto instrumental que junta os guitarristas Peixe, alter-ego de Pedro Cardoso, e Frankie Chavez, nome artístico de Joaquim Francisco Chaves, que apresentaram um concerto-filme com imagens manipuladas em tempo real.

A quarta edição do Festival Soam as Guitarras, inicialmente marcada para março e abril, foi reagendada no âmbito das medidas de contenção da pandemia Covid-19, com concertos a decorrer até abril de 2021, caso dos Dead Combo, em tour de despedida que passa, a 21, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Sérgio Godinho, Tatanka, Mafalda Veiga, Ricardo Ribeiro & Lisboa String Trio, Mário Lúcio e Pedro Caldeira Cabral são alguns dos nomes que integram o cartaz de espetáculos do Soam as Guitarras, com concertos a realizar, além de Setúbal, em Oeiras, Póvoa do Varzim e Évora.

A quarta edição do Festival Soam as Guitarras 2020 é coorganizada pela Ghude e câmaras municipais de Setúbal, Oeiras, Évora e Póvoa de Varzim, com as parcerias da Cision, da Blitz e da Antena 1 enquanto media partners.