Tocha da Paz recebida nos Paços do Concelho - Presidente da Câmara, André Martins, e vereador do desporto. Pedro Pina, com o antigo atleta olímpico Francis Obikwelu

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, recebeu na tarde de 8 de março a Tocha da Paz nos Paços do Concelho, no âmbito da corrida de estafetas a nível mundial de promoção da paz Home Peace Run.


Numa sessão que teve a participação do antigo atleta olímpico Francis Obikwelu e em que esteve acompanhado pelo vereador do desporto, Pedro Pina, o presidente da Câmara manifestou o grande orgulho dos autarcas setubalenses por terem recebido a delegação da Home Peace Run, considerando que o mundo precisa de paz em 2024, quando “há conflitos muito marcantes na sociedade internacional”.

O trajeto português da Home Peace Run, estafeta que reúne várias pessoas em prol da paz no mundo, este ano começou no concelho de Setúbal, em Azeitão, e vai percorrer o país, terminando em Marvão.

Florbela Caniceiro, coordenadora nacional da Sri Chinmoy Oneness – Home Peace Run, salientou que esta é uma corrida de estafeta “que percorre praticamente todos os continentes e todos os países, onde isso é possível”, com a missão de “dizer às pessoas que é possível existir paz e que a paz começa essencialmente dentro de nós, com a nossa família e com a nossa comunidade”.

Sri Chinmoy era, de acordo com Florbela Caniceiro, um indiano que se estabeleceu nos Estados Unidos e “colaborou bastante com as Nações Unidas”, fazendo meditações pela paz aos delegados e funcionários da ONU, trabalhando ainda nas áreas do desporto e da música.

A Tocha da Paz veio na sexta-feira de Azeitão para Setúbal, dois dias depois de ser acesa pelo Papa Francisco, e, além de Francis Obikwelu, vice-campeão olímpico dos 100 metros nos Jogos de Atenas 2004, a cerimónia nos Paços do Concelho contou com a presença do presidente do Vitória Futebol Clube, Carlos Silva.