Trotinetas elétricas Bolt

Setúbal é uma das cidades da Europa com mais utilizadores de trotinetas elétricas, com nove mil pessoas a escolherem este meio de transporte para as deslocações diárias, num total de mais de 346 mil quilómetros percorridos em apenas dois meses.


A mobilidade elétrica em duas rodas está a revolucionar o paradigma das deslocações urbanas de curta distância em Setúbal, com a chegada, no início de junho, de um novo serviço de trotinetas de utilização partilhada, promotor de uma cidade ambientalmente sustentável.

Em cerca de dois meses, as trotinetas elétricas da Bolt foram utilizadas por nove mil pessoas, o que corresponde a perto de 10 por cento da população, tornando a cidade num caso de sucesso em termos de performance do serviço a nível europeu.

A tendência de crescimento da micromobilidade nas cidades, em particular de bicicletas e trotinetas elétricas, levou a cidade de Setúbal a implementar este tipo de alternativa ao uso do transporte individual, designadamente para deslocações de curta distância.

A aposta nesta alternativa mais ativa, flexível, económica e sustentável enquadra-se na estratégia do município de promoção de iniciativas que permitam adotar atitudes mais amigas do ambiente.

Santiago Páramo, responsável pela área da micromobilidade da Bolt em Portugal, explica que o objetivo é “tornar as viagens mais fáceis, cómodas, seguras e sustentáveis, apresentando soluções que, além de responderem às crescentes necessidades de deslocação, permitam também contribuir para tornar as cidades mais eficientes”.

A Bolt está “muito satisfeita” com a recetividade do serviço em Setúbal, o que, segundo Santiago Páramo, reflete “uma mudança de hábitos de deslocação da população que vive e trabalha na cidade”.

Com o crescimento deste tipo de mobilidade, o responsável alerta, no entanto, que é fundamental o uso responsável, “de forma a garantir o bom funcionamento do serviço e segurança de todos os utilizadores e comunidade em geral”.

A introdução da mobilidade suave em Setúbal insere-se na estratégia desenvolvida pelo município para a promoção de soluções sustentáveis, na qual a Bolt “tem demonstrado ser um bom parceiro”, afirma o diretor do Departamento de Comunicação, Imagem, Relações Públicas e Turismo, Sérgio Mateus.

“O resultado alcançado em dois meses parece indicar que estamos no bom caminho, reforçando as alternativas de micromobilidade ao transporte individual para facilitar a vida aos nossos munícipes.”

As trotinetas elétricas da Bolt estão presentes em mais de 130 cidades de 20 países.

Setúbal foi a terceira cidade portuguesa a recebê-las, depois de Lisboa e Braga, com a introdução de mais de 250 veículos disponíveis em vários locais públicos e em zonas mais centrais da cidade, sendo que a Bolt tem como objetivo aumentar este número nos próximos meses.

Mais informações sobre as regras de utilização deste serviço estão disponíveis na página oficial da Bolt.