Requalificação da EB das Manteigadas | Foto da JFSS

A Junta de Freguesia de S. Sebastião está a requalificar a Escola Básica das Manteigadas, através de um conjunto de ações no edifício que visam dotá-lo de melhores condições para receber a comunidade educativa no início de 2021.


Aproveitando a atual pausa letiva, que termina no início do próximo ano, a Junta de Freguesia de S. Sebastião colocou em marcha um alargado conjunto de intervenções na EB Manteigadas, causando o mínimo transtorno possível durante as aulas.

Os trabalhos, iniciados na semana passada, centram-se maioritariamente no exterior do edifício.

A limpeza e impermeabilização da cobertura, sobre a qual foi aplicado um produto anti fungos e bolor, foi a primeira ação concluída, tendo igualmente sido necessário substituir algumas telhas partidas.

Neste momento continua a decorrer a empreitada de requalificação integral das três casas de banho exteriores, duas para serventia de alunos e uma para professores e auxiliares de ação educativa.

Esta obra inclui a substituição de todos os pavimentos e revestimentos, assim como do sistema de canalização de água e ainda a substituição das loiças sanitárias, adaptando-as às respetivas faixas etárias dos utilizadores.

Está igualmente abrangida a substituição de toda a caixilharia e das portas interiores das instalações sanitárias.

As paredes exteriores do edifício do 1.º ciclo estão a ser alvo de limpeza, reparação, impermeabilização e pintura, tal como os muros exteriores que recebem o mesmo tratamento de lavagem à pressão, reparação de fissuras, impermeabilização e repintura integral.

Ainda no exterior, os varandins e corrimões foram lixados e repintados de verde.

Procedeu-se também à manutenção do equipamento lúdico, com substituição de materiais danificados, recuperação e repintura colorida das madeiras.

Todas estas intervenções dão resposta a necessidades detetadas pela Junta de Freguesia que mantém um diálogo constante com a coordenação da escola, permitindo conferir maior conforto e dignidade àquela comunidade educativa, numa lógica de permanente requalificação do parque escolar, no âmbito da delegação de competências entre o município e a junta.