Túnel do Quebedo | requalificação | instalação de painéis com imagens

A atratividade urbana do Túnel do Quebedo é reforçada numa intervenção em curso, liderada pela Câmara Municipal, a qual contempla a execução de um conjunto de ações de valorização.


A substituição dos painéis fenólicos de proteção instalados no acesso superior do túnel, agora embelezados com imagens de excelência da cidade sadina e iluminação cénica, é uma das principais ações desta operação, a concluir, previsivelmente, durante a próxima semana.

Esta intervenção municipal, que materializa um investimento da ordem dos 15 mil euros, contempla a execução de trabalhos de manutenção na infraestrutura rodoviária e no edifício de apoio ferroviário, como a renovação de pinturas e a remoção de graffiti.

A operação, assegurada por administração direta, ou seja, com recurso a meios técnicos e humanos próprios da Câmara Municipal de Setúbal, visa o reforço da atratividade do Túnel do Quebedo, assim como do espaço exterior envolvente, contribuindo, assim, para uma melhor imagem urbana.

No interior daquela infraestrutura é possível apreciar, desde 2015, uma intervenção artística instalada numa área de cerca de 300 metros quadrados, concretamente um conjunto azulejar encomendado pela autarquia à Galeria Ratton, da autoria do artista plástico Andreas Stöcklein.

Os painéis de azulejos, colocados ao longo dos muros interiores do Túnel do Quebedo, fazem referência a escritores e artistas ligados a Setúbal, por nascença ou vivência, como Bocage, Sebastião da Gama, Vasco Mouzinho de Quevedo, Luiz Pacheco e José Afonso.

O Túnel do Quebedo, atravessado na parte superior pela linha ferroviária, assegura as ligações rodoviária e pedonal entre as avenidas 5 de Outubro, Jaime Cortesão e Manuel Maria Portela.