De acordo com dados da Entidade Regional de Turismo de Lisboa (ERTL), baseados numa amostra de 87 por cento da oferta turística de Setúbal, entre janeiro e junho registaram-se 93.764 dormidas no concelho.

Aquele total traduz um crescimento de 8 por cento em comparação com as 86.887 dormidas verificadas no período homólogo de 2015 nas unidades hoteleiras do concelho.

De salientar, igualmente, que o número de dormidas cresceu em todos os meses de 2016, entre janeiro e junho.

Os dados, que não incluem os números do alojamento local, de que não há ainda informação suficiente, confirmam a tendência de afirmação do turismo em Setúbal, que, em 2014 e 2015, revelou subidas totais anuais de, respetivamente, 23 por cento e 6,2 por cento nas dormidas.

O encerramento de duas unidades hoteleiras locais, o Hotel Isidro e a Pousada de São Filipe, ajudam a explicar o menor aumento registado em 2015, facto para o qual pode contribuir, igualmente, a escassez de equipamentos hoteleiros no concelho, que, em breve, será minimizada com a abertura de novas unidades de alojamento, entre as quais um hotel e vários hostels.

Outro facto a destacar é que em Setúbal tem vindo a crescer não só o turismo nacional, mas também o turismo internacional, o que comprova que o concelho não tem uma dependência em relação a um determinado e específico mercado.

Depois de no ano passado o número de turistas estrangeiros ter aumentado apenas 1 por cento, o que pode explicar-se pelo encerramento das duas referidas unidades, as dormidas neste segmento aumentaram 8 por cento no comparativo entre os primeiros seis meses de 2015 e de 2016, com, respetivamente, 39.278 e 42.614.

Para tal, em muito tem contribuído o trabalho desenvolvido pela autarquia na promoção turística além-fronteiras, que, este ano, está a colher os frutos da participação pela primeira vez, em 2015, em importantes feiras internacionais.

A nacionalidade de turistas que mais procura Setúbal continua a ser espanhola, com um total de 10.398 dormidas registadas no primeiro semestre de 2016, o que representa um aumento de 2 por cento face ao período homólogo de 2015.

No entanto, no comparativo com o primeiro semestre de 2015, o maior crescimento registou-se na procura por parte de polacos, cujo número de dormidas, 1.946, corresponde a um aumento de 63 por cento, e de alemães, com 4.266 dormidas, com um crescimento de 49 por cento.

Continuam a ser também expressivos os números de turistas que visitam Setúbal provenientes do Reino Unido e de França, respetivamente com 2.632 e 4.413 dormidas nas unidades hoteleiras do concelho durante o primeiro semestre de 2016.

No que diz respeito ao turismo interno cresceu 7 por cento, com os primeiros seis meses do ano a registarem, no total, 51.150 dormidas de turistas nacionais, face a 47.609 de 2015.

Este aumento específico refletirá ainda o grande impacte da telenovela da SIC Mar Salgado, que despertou o interesse dos turistas portugueses por Setúbal.

No âmbito da estratégia de projeção externa do concelho, de realçar ainda a distinção de Setúbal como Cidade Europeia do Desporto em 2016, cujos eventos têm motivado a visita de milhares de pessoas.