Numa iniciativa destinada a dar a conhecer ao público as diferentes valências formativas daquele estabelecimento de ensino técnico-profissional, a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, destacou que o turismo em Setúbal “cresce a ritmo acelerado”, facto que reforça a avaliação positiva que faz na aposta do município de promover a instalação da escola de hotelaria e turismo local no Quartel do 11, edifício antigo adquirido ao Estado pela Câmara Municipal.

“A melhoria da qualidade do setor hoteleiro e de restauração [de Setúbal] é, aliás, já bastante percetível e creio que a origem dessa transformação se pode também encontrar nesta escola”, afirmou.

A autarca participou na abertura do Open Day juntamente com a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

“Não há turismo sem pessoas. Elas são a base. A minha presença aqui, em Setúbal, pela segunda vez desde que iniciei funções como secretária de Estado, demonstra que há cada vez mais atividade turística onde tradicionalmente não havia. Setúbal é uma imagem precisamente desse crescimento”, salientou Ana Mendes Godinho, no cargo desde novembro de 2015.

Maria das Dores Meira recordou o público, que encheu o auditório da escola de Setúbal, que o concelho “tem registado crescimento sucessivo nos últimos anos em número de dormidas, mesmo com duas unidades a menos a funcionar”.

A autarca sublinhou que o bom desempenho da economia local ao nível turístico deve-se ainda a um esforço assinalável que tem sido desenvolvido pela Câmara Municipal para impulsionar o setor.

“Temos orientado a nossa atividade para a promoção territorial, que tem como objetivo último o desenvolvimento local, mobilizando recursos e tirando partido das vantagens comparativas da região, por forma a potenciar o desenvolvimento socioeconómico de Setúbal”, apontou.

Essa estratégia, acrescentou Maria das Dores Meira, assenta na construção de uma imagem “que se pretende coerente e consensual sobre o território”, englobando conceitos comungados pelos vários atores locais, além da autarquia sadina.

A presidente da Câmara Municipal salientou o património natural, inspirado nos enormes potenciais inerentes ao rio Sado e à Serra da Arrábida, e a rica oferta gastronómica e enológica como os pontos fortes do concelho usados para dar projeção à identidade turística de Setúbal.

Já a secretária de Estado realçou o importante papel das escolas de hotelaria e turismo, num contexto em que “cada vez mais é preciso pensar fora da caixa e inovar. Para isso, é essencial apostar nas pessoas”.

Ao encarar o turismo como uma das principais alavancas para dinamizar a economia, Ana Mendes Godinho frisou que, em termos nacionais, o Governo pretende que o número de alunos na rede de escolas de hotelaria atinja a marca dos quatro mil formandos, distanciando-se, assim, dos três mil que se registam atualmente.

O presidente do Turismo de Portugal adiantou à plateia que a presente aposta transversal nas escolas de hotelaria e turismo consiste em três vetores. “Queremos muito internacionalizar as nossas escolas, pretendemos intensificar ainda mais as parcerias com as comunidades e empresas locais e que sejam estabelecimentos de ensino onde se desenvolvam mais atividades.”

A secretária de Estado realçou, ainda, a importância de se otimizarem todos os meios disponíveis para incrementar o desenvolvimento sustentável do turismo.

“Na visita a estas instalações, vimos um hotel de aplicação que está pronto a entrar em funcionamento, mas que nunca abriu. Tem de ser utilizado. Situações destas não podem acontecer. Até ao fim deste ano deve entrar em funcionamento”, assegurou a governante.

A sessão de abertura do Open Day contou ainda com uma apresentação feita pela diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Maria João Carmo, que mostrou os diferentes cursos e valências disponíveis para quem deseja investir na formação profissional ao nível turístico.

“Está nas vossas mãos o vosso sucesso. Como escola, disponibilizamos as ferramentas. São excelentes instrumentos para levar para o mundo do trabalho, para que consigam atingir os vossos objetivos. Mas apenas com o esforço e empenho de cada um é possível ter êxito”, sublinhou.

O programa deste dia especial, que também se realizou nos restantes 11 estabelecimentos de ensino que constituem a rede nacional de escolas do Turismo de Portugal, incluiu um seminário subordinado ao tema “Quer alcançar o sucesso? – Pergunte-me como”.

Através do Open Day foram também dinamizadas visitas guiadas à escola, assim como o “Circuito das Profissões”, que divulgou as características de cursos lecionados naquele estabelecimento de ensino, relacionados com serviços de restaurante, de bar, de cozinha, de pastelaria e de turismo ao ar livre.

No total, mais de uma centena de pessoas inscreveram-se para participar nas diferentes atividades propostas no programa.