16° Céu limpo
Projeto UniRaid

Oito jovens setubalenses partem na manhã de dia 14 da Praça de Bocage, para se juntarem a uma aventura humanitária que percorre o deserto de Marrocos durante nove dias para distribuir bens por crianças mais necessitadas.


O UniRaid, criado em 2011, é destinado a estudantes, sobretudo de Espanha e de Portugal, em que a aventura se alia à solidariedade numa viagem de nove dias através do deserto marroquino em carros com mais de vinte anos e o auxílio apenas de mapa e bússola.

De Setúbal partem quatro equipas. “Os Roazes”, formados por Filipa Ratinho Rocha e João Dupont, ambos com 21 anos, “Inshallah”, com Gonçalo Rosa, 21 anos, e Mariana Relvas, 22, “Fura Dunas”, com Diogo Moreira, 23 anos, e Filipe Reynaud, 21, e “Epic Riders”, com Luís Lopes, 23 anos, e João Ferreira Nunes.

Os oito jovens setubalenses partem no dia 14, às 09h30, da Praça de Bocage, em direção a Algeciras, no sul de Espanha, a partir da qual se juntam a uma caravana composta por um total de 150 viaturas que parte este sábado para Tânger, em Marrocos.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, marca presença na partida dos jovens. Além dos desejos de boa viagem, a autarca entrega-lhes bandeiras do município, bem como roupa e material escolar para distribuição por crianças mais necessitadas em aldeias do deserto de Marrocos.

Além destes oito jovens que partem da emblemática praça setubalense, uma outra equipa sadina, composta por Diogo Santos, de 23 anos, e Inês Casimiro, de 21, participa no UniRaid 2020, com partida agendada a partir de Cascais.

No total, participam 56 equipas portuguesas na nona edição do UniRaid, que se apresenta como uma aventura educativa e de solidariedade, reunindo, este ano, um número recorde de 300 participantes.