Parcialmente nublado
Plantação de árvores Pinhal de Negreiros

Uma centena de pessoas participou, no dia 23 de novembro, numa ação de reflorestação em Pinhal de Negreiros, Azeitão, integrada nas comemorações do Dia da Floresta Autóctone.


Sob o mote “Plantação de Árvores em Pinhal de Negreiros – participe e contribua para um concelho mais verde”, os voluntários plantaram sete centenas de árvores e três centenas de arbustos.

A iniciativa insere-se no programa de reflorestamento de Pinhal de Negreiros, executado pela Câmara Municipal de Setúbal com o apoio da Junta de Freguesia de Azeitão, que decorre de um projeto municipal desenvolvido no seguimento de um corte de árvores realizado recentemente no local ao abrigo da legislação em vigor sobre segurança contra incêndios.

Além de perto de uma centena de voluntários provenientes de vários pontos da freguesia, entre os quais dois agrupamentos de escuteiros, a ação de sábado contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Mara das Dores Meira, de outros elementos do Executivo municipal e da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves.

Os espécimes foram cedidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e pela Quercus, através do programa Floresta Comum, de fomento e incentivo à criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade, ao qual Setúbal se candidatou em 2017.