Revisão do Plano Diretor Municipal de Setúbal, aprovada pela Assembleia Municipal de Setúbal a 10 de setembro de 2021 (Deliberação n.º 221/21 – Proposta n.º 29/2021 – DURB/DIPU – Revisão do Plano Diretor Municipal), após realização da Conferência Decisória da Reserva Ecológica Nacional.

ELEMENTOS INSTRUTÓRIOS
ELEMENTOS QUE ACOMPANHAM O PLANO

 



Plano Estratégico de Desenvolvimento de Setúbal 2026
Estrutura Ecológica Municipal
Avaliação e Cartografia de Riscos Naturais, Mistos e Tecnológicos

A revista da especialidade Indústria e Ambiente publicou um artigo dedicado à proposta para o novo Plano Diretor Municipal de Setúbal, no qual é analisado o principal objetivo do documento que se encontra agora em apreciação pública, assente num modelo de ordenamento territorial ecológico e de implementação de uma infraestrutura verde.

O artigo de quatro páginas, intitulado “PDM de Setúbal – A infraestrutura verde e o modelo de ordenamento de base ecológica para uma urbanidade sustentável”, pode ser consultado, na íntegra, na respetiva publicação.

INDÚSTRIA E AMBIENTE
Revista de informação técnica e científica
n.º 121
março/abril 2020

“PDM de Setúbal – A infraestrutura verde e o modelo de ordenamento de base ecológica para a urbanidade sustentável”
Pág. 14

Industria e Ambiente | Clique para abrir

A Comissão Nacional do Território publicou um guia com as melhores práticas a seguir no país na elaboração dos planos diretores municipais dos diferentes concelhos.

A revisão do PDM de Setúbal foi especialmente destacada no capítulo dedicado a “Serviços dos ecossistemas”, tendo sido realçado o trabalho desenvolvido no concelho sadino pela qualidade da integração dos serviços dos ecossistemas na infraestrutura verde municipal.

A publicação em causa encontra-se disponível para consulta aqui.

PDM GO – Guia de boas práticas para os Planos Diretores Municipais
Versão 0
dezembro 2020

“PDM Setúbal – integração dos serviços dos ecossistemas na Infraestrutura Verde Municipal
Pág. 104
Disponível nesta ligação

PDM GO – Boa práticas para os Planos Diretores Municipais

O modelo de infraestrutura verde proposto na Revisão do PDM de Setúbal e a sua importância para o ordenamento do território foi destacado num artigo académico e científico publicado recentemente na revista de referência internacional Sustainability.

O artigo “Planning a Green Infrastructure Network from Theory to Practice: The Case Study of Setúbal, Portugal”, publicado no passado dia 28 de julho, é da autoria de três elementos que integraram a equipa técnica multidisciplinar responsável pelo trabalho de Revisão do PDM de Setúbal.

O artigo académico e científico pode ser consultado no site MDPI, que disponibiliza a revista em open source.

Planning a Green Infrastructure Network from Theory to Practice: The Case Study of Setúbal, Portugal
julho 2021

Disponível nesta ligação

Planning a Green Infrastructure Network from Theory toPractice: The Case Study of Setúbal, Portugal
 

Documentos Relacionados