Setúbal: Uma Baía a Ler

Alunos de diversas escolas do concelho apresentaram, na manhã de dia 19 de março, no Fórum Municipal Luísa Todi, o espetáculo do projeto “Setúbal: Uma Baía a Ler”, com declamação de poemas, dramatização poética e apontamentos musicais sobre o tema da liberdade.


Mais de 600 crianças e jovens, de todos os níveis de ensino, além de professores, assistiram à iniciativa organizada pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, do qual fazem parte a Câmara Municipal, os estabelecimentos de ensino locais e a Rede de Bibliotecas Escolares.

“25 de Abril” foi o mote para duas horas e meia de espetáculo, com alguns momentos emocionantes, como um em que alunos do Agrupamento Barbosa du Bocage apresentaram “Avós e netos a Ler Abril”, com textos adaptados de José Carlos Ary dos Santos, José Afonso, Fernando Tordo, Fernando Pessoa, Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner, Maria Velho da Costa, José Fanha, José Jorge Letria e Manuel António Pina.

De acordo com a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, a iniciativa “Setúbal: Uma Baía a Ler”, integrada nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, fomenta o prazer da leitura.

“Ler é uma coisa do futuro. É aquilo que faz com que consigamos compreender-nos uns aos outros. É muito importante ler e fomentar esse gosto. E é por esse motivo que todos nos encontramos aqui todos os anos nesta iniciativa”, sublinhou a autarca.

“Poema em G” e “Poema em P”, de Luísa Ducla Soares, e “Rap da Paz”, foram escolhidos para a atuação musical do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, a quem coube a abertura do evento, depois da exibição de um pequeno filme com imagens do concelho e o poema “Cantilena”, de Sebastião da Gama.

“Setúbal: Uma Baía a Ler” continuou com a representação teatral “O 25 de Abril dos Pequeninos”, com música e textos de professores e interpretada por alunos do Agrupamento de Escolas de Azeitão, enquanto o grupo “Há Música na Lima”, do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, protagonizou um momento musical intitulado “Canções de Abril”, marcado por fortes aplausos.

A primeira parte do espetáculo terminou com uma atuação conjunta do Agrupamento de Escolas Luísa Todi e da Escola Secundária D. João II, intitulada “Abril já feito e ainda por fazer” e com a participação especial do grupo Os Tódicos.

Depois de um intervalo de vinte minutos, subiram ao palco estudantes do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama para declamar o poema “Meu país desgraçado”, de Sebastião da Gama, a que se seguiu o momento poético “A Liberdade”, apresentado por alunos da Escola Secundária du Bocage e com textos de Miguel Torga, Manuel Alegre e Jorge Sena.

Outro ponto alto da manhã de dia 19 foi um momento musical de rap apresentado por alunos da Escola Profissional de Setúbal, que exaltou valores como a democracia e a liberdade.

Seguiu-se a leitura de “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, de Luís de Camões, por estudantes Escola Secundária Dom Manuel Martins.

O encerramento da edição de 2024 do projeto “Setúbal: Uma Baía a Ler” esteve a cargo do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, que leu “Abril é possível”.