Exposição bibliográfica sobre a escritora francesa Marguerite Duras, do ciclo Autor do Mês, patente na Biblioteca Pública Municipal.

Uma exposição bibliográfica sobre a escritora francesa Marguerite Duras, do ciclo Autor do Mês, está patente desde 3 de abril na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.


Marguerite Duras, pseudónimo de Marguerite Donnadieu, nasceu em 4 de abril de 1914 no Vietname, em Saigão, atual cidade de Ho Chi Minh, e morreu em 3 de março de 1996, com 81 anos, em Paris, França, depois de uma carreira marcada pelo movimento do Noveau Roman e pelo Existencialismo, que a tornou um dos principais nomes femininos na literatura do século XX.

Entre as obras literárias mais conhecidas contam-se “Hiroshima Meu Amor”, de 1960, e “O Amante”, de 1984, ambas transpostas para o cinema, mas também “Olhos Azuis, Cabelo Preto”, “Emily L.” e “A Dor”.

Além de escritora, Duras foi argumentista, dramaturga e realizadora, encontrando-se sepultada no Cemitério do Montparnasse, celebrizado por juntar um vasto conjunto pessoas famosas das artes, das ciências e da política.

A exposição, com entrada gratuita, que pode ser visitada até 29 de abril, de segunda a sexta-feira entre as 09h00 e as 19h00 e ao sábado entre as 14h00 e as 19h00, é composta pelo espólio existente na Biblioteca Municipal e por uma biografia em vídeo realizada pelo mesmo equipamento do município.