A acessbilidade nas praias de Setúbal foi dada a conhecer em Suzhou, China

Uma comitiva do município de Setúbal partilhou, numa conferência realizada a 18 de outubro na China, políticas de acessibilidade para pessoas com deficiência aplicadas nas praias do concelho.


Os representantes da autarquia apresentaram o projeto de acessibilidade para pessoas com mobilidade de reduzida que o município desenvolveu, em parceria com outras entidades locais, para as praias da Figueirinha e de Albarquel.

O projeto, de resto, levou ao reconhecimento em Portugal de Albarquel e da Figueirinha com a distinção Praia Mais Acessível em 2020 e em 2021, respetivamente.

A apresentação decorreu no âmbito de um painel dedicado ao tema da preservação do património e desenvolvimento sustentável, no âmbito do 2.ª Conferência Internacional de Inovação e Desenvolvimento Verde de Cidades e Vilas.

O evento teve lugar no distrito de Xiancheng, na área metropolitana Suzhou, com a participação de Setúbal a resultar de um convite apresentado pelo Governo Provincial de Jiangsu.

Os participantes na conferência internacional tiveram oportunidade de visitar na zona de Suzhou o Centro Internacional de Exposições Comunitárias de Pesquisa e Desenvolvimento, assim como o Centro de Controlo Inteligente instalado num setor de indústria automóvel.

A província de Jiangsu é uma das regiões na China que lidera as políticas de transição através projetos de ecocivilização, sendo uma das mais desenvolvidas economicamente naquele país asiático.

Jiangsu, a par de Xangai, Zhejiang e Anhui, integra a megalópole do delta do rio Yangtze.

A participação na conferência internacional foi antecedida por uma visita oficial a Nantong, município que visitou o concelho português no verão e com o qual está a estudar a possibilidade de estabelecer um protocolo de cooperação.

A delegação sadina, recebida pela presidente daquele município chinês, visitou o porto local, bem como a Zona de Inovação e a Zona Ecológica da Frente Ribeirinha de Nantong.