Câmara Municipal apresentou à comissão de honra das comemorações o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril em Setúbal - Presidente da Câmara, André Martins

A Câmara Municipal apresentou à comissão de honra das comemorações o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril em Setúbal, que conta com mais de 100 iniciativas, mas está aberto e em construção, como sublinhou o presidente André Martins.


Na reunião, realizada ao final da tarde de 28 de novembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram apresentadas aos membros da comissão de honra duas obras do escultor setubalense Ricardo Crista, uma de homenagem a José Afonso e outra ao 25 de Abril, que vão ser instaladas na Praia da Saúde e no Largo José Afonso, respetivamente.

A de homenagem a José Afonso, a inaugurar em janeiro, é uma peça com cinco metros e meio de altura, quatro de largura e um e meio de profundidade, que tem um caráter dinâmico, criando a ilusão de estar em constante movimento, pode ser observada do mar para a serra e vice-versa e tem um efeito transparente quando vista de determinados ângulos, enquanto a partir de outros mostra o retrato de José Afonso.

Com inauguração prevista para o dia 25 de abril, a escultura A Árvore da Liberdade, com quatro metros e meio de altura e dois de envergadura, pretende demonstrar o erguer de uma força política, através das ramificações em aço corten, e é rematada com um cravo com 50 pétalas em aço inox, prateado, que remete para os anos de resistência e para a durabilidade e resiliência da democracia.

Referindo-se às esculturas, o presidente da Câmara sublinhou a intenção da autarquia de, nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, deixar “obra física que permaneça e seja uma referência para a comunidade”, nomeadamente “marcas na cidade em locais de grande afluência” de público.

O autarca recordou que as comemorações dos 50 anos da revolução de 1974 no município, iniciadas em 2022 sob o título “Venham Mais Vinte e Cincos”, vão durar todo o mandato autárquico, prolongando-se até 2025, embora tenham maior relevância em 2024, ano do cinquentenário do golpe do Movimento das Forças Armadas.

“Estão identificadas mais de 100 iniciativas”, disse André Martins, que qualificou o programa preliminar apresentado como “vasto e variado”, estando “em construção até ao final das comemorações”, pelo que há “sempre a disponibilidade para integrar mais iniciativas”.

André Martins sublinhou a necessidade de todos fazerem o que está ao seu alcance para a “construção de um futuro mais justo”, afirmando a necessidade de “mobilização” para impedir o enfraquecimento de “conquistas de Abril”, como o “Serviço Nacional de Saúde público e para todos”, o qual “hoje está em risco” em Portugal.

“É necessário continuar a afirmar Abril e a melhor forma de o fazermos é divulgarmos este programa junto dos nossos familiares e amigos”, disse o presidente da Câmara.

Além de contar com atividades dedicadas às escolas, como a criação de trabalhos, uma exposição itinerante e a exibição de peças de teatro, o programa preliminar inclui sessões de teatro, cinema, poesia e música, exposições, edição e apresentação de livros, evocação de locais, acontecimentos e figuras, tertúlias e ciclos de conferências, entre outras iniciativas.

O Festival Círculo de Jazz, com o lançamento do CD e concerto da Orquestra de Jazz de Setúbal em homenagem a José Afonso, em 17 de fevereiro no Fórum Municipal Luísa Todi, ou a exposição “As Mulheres de Setúbal e a Resistência à Ditadura”, patente na placa central da Avenida Luísa Todi entre 8 de março, Dia da Mulher, e 2 de junho, são dois exemplos de iniciativas previstas, além das comemorações no próprio dia.

Outras são o lançamento da primeira pedra do Centro Escolar Barbosa du Bocage, em março com data a anunciar, os Concertos de Abril, em 24, 25 e 26 de abril em Setúbal, Azeitão e na Herdade da Mourisca, o sétimo Encontro de Moradores com inauguração do Auditório Municipal da Bela Vista, em 12 de maio na Bela Vista, ou uma grande exposição sobre o 25 de Abril na Feira de Sant’Iago, no final de junho e início de agosto.

Para 2 de agosto está previsto o Concerto de Aniversário do Zeca Afonso na Casa da Cultura, enquanto a Liberdade vai ser o tema da Festa da Ilustração, que decorre entre 4 de outubro e o final do ano.

Entre 17 de outubro e 17 de novembro, o Cais 3 do porto de Setúbal acolhe uma exposição sobre a vida e obra de José Afonso, organizada pela Associação José Afonso com base num trabalho do artista Rogério Ribeiro, e em 26 e 27 de outubro o Fórum Municipal Luísa Todi é palco de uma conferência internacional sobre o mesmo tema, organizada em parceria com a Associação José Afonso.

Em 28 de novembro, no Fórum Municipal Luísa Todi tem lugar uma Conferência sobre Utopias e Revolução, com o escritor e professor universitário Gonçalo M. Tavares, enquanto em dezembro, em data a anunciar, é inaugurada a obra do programa 1.º Direito, de reabilitação de habitação, realizada no Bairro das Manteigadas.