Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril - Venham mais Vinte e Cincos | Conferência "Das Barracas aos Bairros SAAL"

Uma conferência realizada no dia 27 de janeiro no Museu do Trabalho Michel Giacometti recordou o processo de construção dos bairros SAAL em Setúbal, após a revolução de 25 de Abril de 1974.


“25 de Abril – A Esperança Vencendo o Medo: das Barracas aos Bairros SAAL” deu tema ao encontro, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do ciclo de conferências Valorizar o(s) Património(s) e enquadrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

O encontro teve como mote o livro “Fartas de viver na Lama”, escrito por Jaime Pinho, Leonor Taurino e Fernanda Gonçalves em 2002, no qual os autores descrevem o processo de construção dos bairros que substituíram as barracas na cidade de Setúbal, no âmbito do SAAL – Serviço Ambulatório de Apoio Local, programa lançado pelo Governo em 1975 para garantir o direito à habitação digna.

Tomando como ponto central o Castelo Velho, hoje Bairro do Grito do Povo, os autores relataram como viviam as pessoas nas barracas, sem quaisquer condições de habitabilidade, e como se uniram, após a Revolução dos Cravos, para reivindicar uma habitação decente.

Foram exibidas imagens “inéditas”, de acordo com Jaime Pinho, que “mostram alguns bairros de barracas de Setúbal no início da década de 70”, bem como fotografias de Fernando Pinho que retratam a luta dos setubalenses pelo direito à habitação na década de 80.

Na última parte do encontro, foram projetadas imagens de bairros SAAL da cidade e do distrito de Setúbal tiradas por Leonor Taurino.