Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril - Venham Mais Vinte e Cincos | Vamos Pintar Abril na Calçada

Cerca de três centenas de pedras pintadas com o tema da Liberdade vão ser colocadas na calçada de Setúbal no âmbito do projeto “Vamos pintar Abril na calçada”, inserido nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.


A primeira sessão de pintura, com a participação de um grupo de mais de uma dezena de utentes do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, decorreu no dia 26 de janeiro no Centro de Recursos Educativos e Culturais, antiga Escola Conde de Ferreira.

Seguem-se novas sessões em fevereiro com alunos da Escola Básica do Montalvão e utentes do Centro Comunitário de São Sebastião, da APPACDM e do Espaço MaiorIDADE, da Junta de Freguesia de São Sebastião.

Em março, com o apoio dos serviços municipais, as pedras vão “tapar buracos” e dar uma imagem diferente à calçada em vários locais do centro histórico da cidade.

A iniciativa surge na sequência do projeto “Veja lá bem onde põe os pés”, lançado em 2016 pela artista plástica Olinda Lima, que permitiu devolver à calçada centenas de pedras pintadas com motivos alusivos a Setúbal e à sua história, numa iniciativa desenvolvida com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

O projeto, que culminou em 2021 com a exposição “Da calçada para o museu”, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, é agora reeditado com o objetivo de deixar outras marcas físicas na cidade.

“Desta vez o mote é pintar Abril na calçada. Vamos pintar cerca de três centenas de pedras com o tema da Liberdade e depois colocá-las em buracos existentes na calçada”, explica Olinda Lima.

“Vamos pintar Abril na calçada” integra a programação do projeto “Venham Mais Vinte e Cincos”, das comemorações locais dos 50 anos do 25 de Abril, a decorrer entre 2022 e 2025 numa organização da Câmara Municipal de Setúbal com várias parcerias.