Upstream

A exibição de uma curta-metragem sobre uma portuguesa emigrada na Nova Zelândia, da autoria de Adriana Martins da Silva, e uma sessão para técnicos de intervenção social assinalam, em Setúbal, o Dia Internacional dos Migrantes.


A curta “Upstream” é projetada no Auditório da Casa do Largo – Pousada da Juventude no dia 17 de dezembro, pelas 15h30, em articulação com a Associação Cinematográfica 50 Cuts.

Realizada por Adriana Martins da Silva, “Upstream” conta a história de uma portuguesa emigrada na Nova Zelândia e traça vários paralelos com a vida da própria realizadora que fez a mesma viagem e se inspirou nas suas vivências para escrever o filme.

Conhecidas pelo retrato intimista e emocional centrado no feminino, as películas de Adriana Martins da Silva já ganharam vários prémios nacionais, tendo o filme “A língua” sido nomeado para os prémios Sophia em 2018.

No Dia Internacional dos Migrantes, 18 dezembro, às 10h00, no Auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais, no Mercado do Livramento, decorre uma sessão para técnicos do SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social sobre o SEI – Setúbal, Etnias e Imigração, gabinete criado pelo município que presta um serviço gratuito e confidencial a pessoas imigrantes.

A programação integra o “Setúbal, Território Intercultural – Conceção e Implementação do Plano Municipal para a Integração de Migrantes”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal e cofinanciado pelo Fundo Asilo, Migração e Integração.

O Dia Internacional dos Migrantes foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2000 com o objetivo de sensibilizar os governos e as populações para as oportunidades e os desafios da migração, salientando os valores da tolerância, do multiculturalismo e da entreajuda.