Entrega de flores nos Viveiros Municipais das Amoreiras

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, recordou a 8 de março, numa ação comemorativa do Dia da Mulher, que incluiu a oferta de flores a trabalhadoras da autarquia, o caminho para a igualdade já percorrido desde o 25 de Abril, mas considerou que ainda há muito para conquistar.


“Há muitos direitos que estão consagrados na Constituição da República Portuguesa que têm vindo progressivamente a ser implementados na vida e no dia a dia das mulheres. Mas ainda há muito por fazer”, afirmou o autarca durante um périplo realizado pelos espaços municipais, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

André Martins esteve durante todo o dia a distribuir centenas de cravos vermelhos a trabalhadoras da Câmara Municipal em locais como Casa da Baía, quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, viveiros das Amoreiras, Mercado da Conceição e nos Paços do Concelho, enquanto visitou os Serviços Municipalizados de Setúbal.

“Neste ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, decidimos oferecer cravos vermelhos, assinalando, assim, a liberdade de Abril que permitiu, às mulheres, em particular, o exercício de diversos direitos, como o direito de voto”, vincou o presidente do município.

Na Casa da Baía, onde funcionam serviços turísticos, ouviu uma trabalhadora agradecer o gesto do município, afirmando que “o cravo foi uma excelente escolha para a flor a oferecer”.

Para o presidente da Câmara Municipal, as mulheres continuam a ser “as vítimas e o elo mais fraco na sociedade”, sendo necessário haver “um esclarecimento, um trabalho e uma luta mais efetiva para que essa situação deixe de existir”.

O autarca defendeu ainda que a celebração do Dia Internacional da Mulher deve ser também feita pelos homens, porque “só em conjunto se consegue fazer mais e melhor”.

Dirigindo-se às mulheres do concelho, André Martins apelou a que, no próximo dia 10 de março, “todas exerçam o direito de voto naqueles que considerem que estão em melhores condições e que têm dado provas na defesa dos direitos de todos e em particular nos direitos das mulheres”.

O autarca desafiou também as trabalhadoras da Câmara Municipal a juntarem-se à iniciativa da autarquia “Juntos em pé de igualdade”, que consiste em formar um cravo humano com centenas de pessoas, na Praia de Albarquel, a 2 de abril, dia em que a Constituição da República Portuguesa faz 48 anos.

As inscrições decorrem até dia 15 de março através do endereço de correio eletrónico somos.cms@mun-setubal.pt.

De manhã, André Martins visitou ainda a Praça Mulher, uma iniciativa da União das Freguesias de Setúbal que atraiu dezenas mulheres à Praça de Bocage, no âmbito da programação do Março Mulher 2024.

Além dos cravos, o autarca ofereceu sacos com uma mensagem especial, na qual consta a frase “Direito de pensar, agir e escolher sem restrições ou opressões”.

 

Documentos Relacionados