Antiga aluna na Faculdade de Letras de Lisboa, Maria Barroso lembrou, na sessão que decorreu no Museu Sebastião da Gama, organizada pela Câmara Municipal, algumas memórias dos tempos de estudante, vivências, algumas partilhadas com Sebastião da Gama, que relata num dos volumes da sua biografia.

Outra presença foi a de Acilda Fragoso, antiga aluna de Sebastião da Gama em Estremoz, a quem o poeta ofereceu um poema pela ocasião do 17.º aniversário, cujo original integra a exposição, inaugurada também no sábado à tarde, intitulada “Pelo Sonho é que Vamos – 60 Anos”.

Além do poema, uma carta de Joana Luísa da Gama dirigida à então jovem aluna, pode ser lida juntamente com os manuscritos de “Pelo Sonho é que Vamos – 60 Anos” e três das seis edições, incluindo a primeira, da obra.

A exposição está patente até 18 de maio, de terça a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 e aos sábados das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Na próxima quarta-feira, às 17h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, a professora Carla Cibele aborda numa palestra “A Pedagogia de Sebastião da Gama”.

Do programa comemorativo do 89.º aniversário do poeta azeitonense, que conta com a parceria da Associação Sebastião da Gama e das juntas de freguesia de S. Lourenço e S. Simão, realiza-se no dia 27, às 21h00, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, a cerimónia de entrega de prémios da 14.ª edição do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama.

António Canteiro é o vencedor, com o trabalho “O silêncio solar das manhãs”, numa edição que contou com sessenta obras a concurso.

No dia 8 de maio, o grupo de teatro “Metáforas”, da Escola Secundária Sebastião da Gama, estreia a peça “Portugal e o Mar – Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce”, com declamação de poemas de Sebastião da Gama, Camões e Fernando Pessoa. A sessão para o público em geral está marcada para as 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

 

Documentos Relacionados