“Maria Faia”, “Canto Moço”, “Balada de Outono” e “Utopia” foram alguns dos temas mais conhecidos de Zeca Afonso interpretados ontem à tarde pelo fadista Manuel Guerra Henriques, acompanhado, à viola, por David Sousa Carlos, na iniciativa organizada pela Casa da Poesia de Setúbal, em parceria com a Câmara Municipal.

Na sessão, que lotou a Sala José Afonso da Casa da Cultura, Maurícia Teles, professora de Música na EB de Aranguez, acompanhada de alunos dos 10 aos 12 anos, deram voz a três temas do cantautor português, músicas intemporais que atravessam as fronteiras geracionais.

A homenagem não se fez apenas de música, com Alexandrina Pereira e António Galrinho, da Casa da Poesia de Setúbal, a partilharem com o público alguns poemas não cantados de José Afonso, falecido a 23 de fevereiro de 1987, em Setúbal.

“Foi um momento muito bonito e participado. Ficou feita a homenagem àquele que, para mim, foi um ídolo”, sublinha Alexandrina Pereira, que, no início da sessão, apresentou uma pequena dissertação na qual destacou aspetos curiosos da vida e obra de José Afonso.

E com música terminou a sessão de homenagem a Zeca Afonso dinamizada ao longo de mais de uma hora, com o público, agraciado com marcadores de livros alusivos à passagem da data, a cantar a uma só voz, com Manuel Guerra Henriques, “Traz Outro Amigo Também”.