Hortas Urbanas de Setúbal

Três dezenas de hortelões que cultivam as Hortas Urbanas das Amoreiras e da Alameda das Palmeiras participam, em maio, numa visita intermunicipal a São João da Caparica e num atelier de construção de abrigos para aves.


“Intercâmbio dos Hortelões” é a visita que, no dia 18, com ponto de encontro nos Viveiros Municipais das Amoreiras, leva os participantes a conhecer as Hortas Municipais de São João da Caparica, em Almada, de modo a estimular a convivência social e a troca de experiências em termos de agricultura urbana.

A ação, entre as 09h00 e as 15h30, que proporciona aos participantes e respetivas famílias experiências enriquecedoras a nível pessoal, aborda questões sobre compostagem e fertilidade do solo e preparação de biofertilizantes e biopesticidas para aplicação nas hortas.

Os interessados em participar na visita de 18, seguida de almoço-convívio, devem fazer inscrição nas Hortas Urbanas de Setúbal, localizadas nos Viveiros Municipais das Amoreiras, ou através do endereço de correio eletrónico diev@mun-setubal.pt, até dia 15.

Além desta atividade, desenvolvida através da Divisão de Espaços Verdes da autarquia, os hortelões podem ainda participar num atelier de construção de caixas-ninho para aves, no dia 25, das 09h00 às 12h30, nos Viveiros Municipais das Amoreiras, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade.

O projeto das hortas comunitárias, criado em 2013, visa promover a prática da agricultura sustentável e estimular a convivência social e a economia dos agregados familiares.

Os utilizadores têm liberdade para plantar e produzir plantas hortícolas para autoconsumo ou somente para recreio, bem como para instalar na sua parcela estruturas necessárias para o apoio às plantações, como sebes e vedações, desde que colocadas dentro do perímetro do espaço e numa altura até 25 centímetros.