Testemunho de Duas Vidas Compartilhadas - Eugénio Fonseca

O livro “Testemunho de duas vidas compartilhadas”, da autoria de Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa e antigo presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, foi apresentado no dia 20 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


Com prefácio de António Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, presente na cerimónia que contou com casa cheia, o livro relata episódios marcantes da convivência de 42 anos entre Eugénio Fonseca e o primeiro bispo de Setúbal, D. Manuel Martins.

Para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, trata-se de “mais um importante contributo para perpetuar a memória de um homem que se fez setubalense, melhor, de um homem que, na sua permanente e intensa entrega a um povo, se fez, ele próprio, Setúbal”.

A autarca felicitou Eugénio Fonseca pela “coragem de expor, desta forma, uma belíssima parte da sua vida e da vida de D. Manuel Martins” e por partilhar, num registo simultaneamente autobiográfico e biográfico, os pormenores de uma longa e profícua relação de amizade com o bispo “a quem um dia chamaram vermelho”.

Com chancela da Paulinas Editora, a obra “Testemunho de duas vidas compartilhadas” foi apresentada por Guilherme d’Oliveira Martins, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.

De salientar que os direitos de autor do livro de Eugénio Fonseca revertem a favor da Obra Social Jean Émile Anizan, de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica.