Semana da Sardinha 2020 | Degustação comentada | Chef Maria João Patronilho

A sardinha recebeu destaque suplementar numa degustação comentada pela chef Maria João Patronilho, que encerrou no dia 2, na Casa da Baía, uma semana gastronómica com a participação de perto de cinco dezenas de restaurantes de Setúbal.


Gaspacho com creme de manjericão, ceviche de sardinha com abacate e tangerina e filete de sardinha marinado e flamejado com creme de pimento vermelho foram os três pratos confecionados por Maria João Patronilho, da Siso – Gastronomia Artesanal, os quais conquistaram as cerca de vinte pessoas que participaram na sessão de dia 2 ao final da tarde.

Durante duas horas, os participantes tiveram oportunidade de descobrir novas e inovadoras formas de cozinhar a sardinha numa degustação em que foram salvaguardadas as recomendações dadas pela Direção-Geral da Saúde durante a atual crise sanitária mundial.

A Semana da Sardinha 2020, certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Docapesca, com o apoio da Makro, iniciou-se a 24 de julho, constituindo-se como um incentivo de promoção de produtos da região e de dinamização da restauração local.

Ao longo de dez dias, a sardinha, uma das espécies mais consumidas no país durante o verão, esteve presente nas ementas de 49 restaurantes do concelho, que apresentaram ementas gastronómicas específicas, tendo sempre por base este pescado tradicional da costa sadina.

Através deste evento gastronómico, Setúbal associou-se às comemorações dos vinte anos da elevação da gastronomia a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, que contou com atividades um pouco por todo o país entre 24 e 26 de julho, numa organização da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal.

Pelas comemorações dos vinte anos da data em que a gastronomia portuguesa foi elevada a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, Setúbal destacou os produtos típicos da região, em particular a sardinha, num vídeo promocional disponível nos canais online do município, nomeadamente nas páginas oficiais de Facebook e YouTube.

Esta ação contou com o envolvimento do chef Mauro Loureiro, que, a partir de produtos selecionados no Mercado do Livramento, confecionou, a 17, um prato gourmet de polenta de broa de milho com sardinha e pimento, composta por sardinhas panadas, pimentos assados e desidratados e molho de espinhas com pickles de beterraba e abóbora.

A Semana da Sardinha 2020 faz parte de um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pelo município no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe com o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência.