No Mercado do Livramento, as boas-vindas ao novo ano foram dadas pela Tuna do CSE – Centro Socio Educativo da APPACDM de Setúbal, que animou comerciantes e clientes daquele emblemático espaço comercial da cidade com o tema “Boas Festas”, escrito pelos elementos do agrupamento.

Formada por utentes, professores, a diretora pedagógica do CSE, Elisabete Moreira, e o próprio presidente da APPACDM de Setúbal, José Salazar, a tuna contou na sexta-feira com um elemento especial, o vereador com o pelouro da Inclusão Social, Pedro Pina, que se associou à iniciativa e também cantou as Janeiras à cidade.

A Tuna do CSE é um projeto desenvolvido no Centro Socio Educativo da Quinta da Serralheira, que reproduz o modelo das tunas com o objetivo de preservar a valorizar as tradições, envolvendo os alunos, e de contribuir para a animação cultural da cidade.

“Com este projeto e a participação dos alunos em iniciativas como as Janeiras ajudamos a cumprir o objetivo máximo da instituição que é promover a verdadeira inclusão de todos”, sublinha Elisabete Moreira.

A tuna do CSE voltaria a cantar o tema “Boas Festas” na parte da tarde, no átrio dos Paços do Concelho, numa sessão que teve início com a atuação do Grupo de Cantares da Associação de Socorros Mútuos Setubalense e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do vereador Pedro Pina.

Composto por perto de vinte elementos, todas mulheres, entre ex-funcionárias, voluntárias e utentes, com mais de 70 anos de idade, da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, o grupo canta acompanhado pelos músicos Manuel Saraiva e Manuel Carlos, à viola, e Manuel Mascarenhas, no bombo.

A música tradicional do Dia de Reis, assinalado a 6 de janeiro, voltou ao átrio dos Paços do Concelho ao final da tarde com as atuações dos grupos corais alentejanos “Os Amigos do Independente” e “Os Amigos dos Sadinos” e do Coro do Município Afina Setúbal.

Perante cerca de cinco dezenas de pessoas, incluindo o Executivo municipal, os grupos cantaram três músicas e desejaram bom ano novo à autarquia e à cidade.