Semana Europeia da Mobilidade | Dia Europeu Sem Carros - exposição de veículos amigos do ambiente

Uma exposição de veículos amigos do ambiente e o encerramento à circulação automóvel da Avenida José Mourinho assinalaram a 22 de setembro, em Setúbal, o Dia Europeu Sem Carros, integrado na Semana Europeia da Mobilidade.


A Câmara Municipal de Setúbal associou-se à iniciativa europeia com a organização de um conjunto de ações de sensibilização que incluíram a interdição ao trânsito, até às 17h00, da Avenida José Mourinho, no troço compreendido entre a Travessa da Casa da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel.

Ao invés da circulação rodoviária, esta via da frente ribeirinha deu lugar a uma exposição de veículos elétricos e híbridos da Multiauto, da PSA Retail, da Citroen e da Caetano Power.

De salientar, igualmente, a presença da Bolt, que distribuiu capacetes, proporcionou test drives de trotinetas e transmitiu conselhos e dicas para a utilização em segurança deste modo suave de transporte.

Ao longo do dia, decorreu a iniciativa “Curtas da Mobilidade”, com a exibição contínua de pequenos filmes reunidos pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida sobre a mobilidade sustentável em diversas instalações municipais, designadamente na Casa da Baía, Casa da Cultura e serviço de atendimento do Edifício Sado.

O objetivo destas iniciativas é a promoção do espaço público enquanto área mais dedicada aos peões e o incentivo à utilização de meios de transporte amigos do ambiente.

O Dia Europeu Sem Carros insere-se na Semana Europeia da Mobilidade que incluiu, no dia 16, a inauguração do novo Interface de Transportes de Setúbal e, no dia 19, a ação de sensibilização “Pedale Connosco”, promovida pela TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, para incentivar à utilização da bicicleta e para dar a conhecer os corredores cicláveis intraconcelhios.

As dificuldades provocadas pela pandemia de covid-19 e as oportunidades de mudança para a mobilidade urbana foram assuntos em destaque na Semana Europeia da Mobilidade, entre os dias 16 e 22 de setembro, que teve como tema “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”, com o objetivo de promover a saúde física e mental com uma escolha consciente dos modos de deslocação.

Tendo em conta a crise sanitária vivida desde março de 2020, a campanha europeia na edição deste ano assumiu ainda como objetivo refletir sobre as oportunidades de mudança para a mobilidade urbana resultantes da pandemia de covid-19.