Cerca de 30 mil utentes do concelho começaram no dia 14 de outubro a ser inoculados com a terceira dose da vacina contra a covid-19 e com a vacina da gripe, no Centro de Vacinação, a funcionar no Cais 3 do porto de Setúbal.


O abrandamento do número de inoculações registado nas últimas semanas no Centro de Vacinação de Setúbal Covid-19 vai mudar em breve. O início do processo de administração da dose de reforço da vacina contra o vírus da pandemia e a campanha de vacinação gratuita contra a gripe prometem reverter a tendência de diminuição.

A coordenadora do centro, Ana Paguia, revela que cerca de 30 mil utentes residentes no concelho de Setúbal com idade igual ou superior a 65 anos, com prioridade para os maiores de 80 e para os imunossuprimidos independentemente da idade, já começaram a ser contactados pelos serviços de saúde.

“Antes do dia 14, só estávamos a administrar a dose adicional da vacina contra a covid-19 aos doentes imunossuprimidos que tinham recebido a segunda dose há mais de três meses. Neste momento, já estão a ser convocadas para a dose de reforço pessoas com 80 anos ou mais que tenham feito a última dose há mais de seis meses e depois seguem-se as maiores de 65”, adianta Ana Paguia.

No caso da campanha gratuita da vacina da gripe, o processo “está mais parado”, uma vez que o polo setubalense aguarda, à semelhança do resto do país, a decisão da OMS sobre a possibilidade de as duas vacinas, gripe e covid-19, serem administradas em simultâneo.

Por isso, as pessoas que foram convocadas para serem inoculadas com a vacina contra a gripe no dia 14 de outubro, optaram por receber a terceira dose da covid-19 e, ao fim de 15 dias, já podem ser vacinadas contra a gripe.

“A norma em vigor define um intervalo de 15 dias entre as duas vacinas. A administração poderá ser concomitante, mas vamos aguardar a decisão final antes de avançar com o agendamento.”

Relativamente ao agendamento para ambas as vacinas, Ana Paguia sublinha que não está previsto, para já, que os utentes sejam contactados por chamada telefónica.

As pessoas que cumprem os requisitos para a primeira fase de inoculações, para ambas as vacinas, vão receber um SMS no telemóvel com a data e o horário em que devem dirigir-se ao Centro de Vacinação.

“Ainda não sabemos se será possível outro tipo de agendamento, o que para esta franja da população é complicado. Por isso, apelamos às famílias que atualizem os contactos nos centros de saúde para facilitar o processo.”

Paralelamente, o Centro de Vacinação de Setúbal Covid-19 está apostado em “aumentar a taxa de cobertura das primeiras inoculações” para vacinar o maior número possível de pessoas no concelho, explica a enfermeira Paula Bento.

“Apercebemo-nos que entre a população setubalense havia um número ainda muito significativo de pessoas que não tinham sido vacinadas ou porque ainda não tinham completado três meses desde que tiveram covid-19 ou até por algum desconhecimento.”

Para fazer face a esta situação, foram delineadas estratégias de incentivo aos utentes que deram origem, desde a segunda semana de setembro até ao dia 14 de outubro, a perto de quatro mil novas inoculações com a primeira dose da vacina.

Pouco mais de três dezenas de pessoas, a maioria jovens, encontravam-se no espaço esta manhã a aguardar a vez para receberem a vacina ou na sala de recobro, onde têm de esperar trinta minutos para precaver eventuais reações alérgicas.

“As últimas semanas têm sido um pouco paradas. Chegámos a vacinar cerca de 1300 pessoas por dia, mas agora estamos com uma média diária de 300. Ontem, vacinámos 250”, refere a coordenadora do centro, a enfermeira Ana Paguia.

Desde o início de setembro, o Centro de Vacinação de Setúbal Covid-19 “está, essencialmente, a administrar vacinas no âmbito do regime casa aberta, por isso o número de inoculações decresceu substancialmente”.

O regime de casa aberta também continua em vigor. Quem ainda não tomou a primeira dose da vacina contra o vírus da pandemia pode dirigir-se ao Centro de Vacinação de Setúbal, sem agendamento, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 16h00.

A par deste processo, as equipas de enfermeiros do ACES Arrábida – Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, já estão a administrar a terceira dose da vacina covid-19, bem como a vacina da gripe, a utentes em estruturas residenciais para idosos.

Também já começaram a ser inoculados no domicílio os idosos, com idade igual ou superior a 80 anos, que não possam deslocar-se por motivo de doença ou que se encontrem em situação de mobilidade reduzida e os imunossuprimidos, independentemente da idade.