23° Parcialmente nublado
Sensibilização e fiscalização de dejetos caninos - Parque Verde da Bela Vista

A Câmara Municipal de Setúbal está a realizar ações de sensibilização e de fiscalização junto de donos de animais de companhia, em jardins do concelho, no sentido de consciencializar para a importância da recolha dos dejetos na via pública.


A operação, a decorrer até 7 de agosto, incide, principalmente, na sensibilização da população para a importância da recolha dos dejetos dos cães na via pública, com os técnicos municipais a alertarem para as penalizações associadas a infrações desta natureza, com coimas que variam entre os 50 e os 1000 euros.

As regras a cumprir, relacionadas com licenças, vacinação, colocação de microchip e utilização de trela e de açaime, nos casos das raças em que tal é exigido, também merecem a atenção das equipas de fiscalização municipal.

As ações estão a ser realizadas duas vezes por semana em diferentes parques e jardins do concelho, zonas de maior afluência de pessoas que passeiam, sobretudo, cães, nomeadamente nos jardins de Vanicelos e Afonso Costa, Parque Urbano de Albarquel e nos parques da Bela Vista, do Bonfim, em Setúbal, e da Bacalhôa e do Morango, em Azeitão.

Levar sacos de plástico para a recolha dos dejetos e deposita-los numa papeleira ou contentor de resíduos indiferenciados são algumas das recomendações deixadas pelas equipas de fiscalização municipal durante as ações de sensibilização de salvaguarda da saúde pública.