Mapa Interativo de Árvores Classificadas e Propostas a Classificação

A Câmara Municipal de Setúbal lança a 21 de março, Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional da Floresta, um mapa interativo das árvores classificadas e propostas a classificação no concelho, disponibilizado no site Setúbal em Bom Ambiente.


A nova ferramenta, acessível a partir de dia 21 na secção Viver – Espaços Verdes e Árvores do site municipal Setúbal em Bom Ambiente, permite conhecer, em modo interativo, as localizações das 21 árvores do concelho que são classificadas como de interesse público e as 14 que o município propôs recentemente para classificação ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

As oliveiras milenares com mais de dois mil anos que se encontram em Azeitão, junto da Estrada Nacional 10, e a melaleuca, que tem a particularidade de crescer na horizontal e que se apresenta como um autêntico monumento vivo de grande efeito cenográfico e artístico à beira-rio, no jardim Eng.º Luís da Fonseca, são algumas das árvores classificadas que se podem encontrar no mapa.

É ainda possível identificar o famoso plátano que se encontra no Largo Dr. Francisco Soveral, antigo Largo da Ribeira Velha, e as seis Araucárias-de-Norfolk, centenárias, com 26,6 metros de altura, localizadas no Largo José Afonso.

De entre as 14 árvores propostas para classificação, são de salientar os dois exemplares de magnólias que se encontram na placa central da Avenida Luísa Todi, árvores centenárias que na primavera brindam os transeuntes com grandes flores brancas e aromáticas.

O mapa dá a conhecer a localização, altura, idade e curiosidades destas e de outras espécies de árvores de interesse público do concelho de Setúbal, de com o objetivo de facilitar a sua identificação e valorizar o património vegetal em meio urbano.

A ferramenta fica oficialmente disponível no dia 21 de março, no site Setúbal em Bom Ambiente, financiado no âmbito de uma candidatura ao programa POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que reúne, numa única plataforma de internet, todos os projetos que estão a ser desenvolvidos pelo município no combate às alterações climáticas.

O portal, em constante atualização, indica iniciativas, conteúdos e projetos em curso em Setúbal na área do ambiente, da sustentabilidade e do bem-estar animal, assim como um espaço de aprendizagem totalmente dedicado a crianças.