Parcialmente nublado
Visita a obras em escolas

As escolas básicas do Peixe Frito e da Bela Vista foram visitadas, a 23 de janeiro, por uma comitiva com autarcas da Junta de Freguesia de São Sebastião e da Câmara Municipal de Setúbal, para apreciar os investimentos aplicados na requalificação daqueles edifícios, no âmbito das candidaturas do Portugal 2020.


A EB do Peixe Frito foi um dos estabelecimentos de ensino onde se realizaram obras significativas, nomeadamente a substituição da cobertura em fibrocimento, a colocação de piso vinílico em todas as salas de aula, de estores exteriores, de toldos no pátio, remoção de contraplacados das janelas e ainda a requalificação do espaço exterior, do campo de jogos e da cozinha e refeitório.

Estas intervenções, executadas pelo município com a comparticipação de fundos comunitários, foram acompanhadas por pequenas ações de manutenção por parte da equipa operacional da Junta de Freguesia de São Sebastião afeta ao parque escolar, que ao abrigo do acordo de execução decorrente da delegação de competências entre o município e as juntas de freguesia do concelho, trabalha diariamente para manter as instalações e os equipamentos escolares, alvos de grande desgaste devido a uma frequente e intensa utilização, em bom estado.

Ainda antes de iniciarem a visita, o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, mostrou à presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a passagem pedonal criada pelos serviços operacionais da junta para facilitar o acesso à escola, assim como a conceção de uma solução de encaminhamento e escoamento de águas pluviais, no terreno contíguo. O aumento do logradouro da escola, através do reposicionamento do muro lateral, avançando-o para junto do novo passeio, é outra das ações a realizar brevemente pela Junta de Freguesia de São Sebastião.

Já no interior das instalações, os autarcas comprovaram a satisfação da comunidade educativa relativamente à requalificação do edifício e registaram algumas solicitações como a substituição do piso na biblioteca e na sala de coordenação e a instalação de um painel acrílico para proteção da chuva, junto à entrada principal, complementando o telheiro já colocado.

Também na EB da Bela Vista são bastante notórias as diferenças entre as condições pré-existentes e as atuais, com destaque para o exterior, espaços verdes, equipamento lúdico e pavimentos. Pinturas interiores, colocação de estores aquisição de mobiliário, material didático e equipamentos de cozinha, foram outras das ações que contribuíram para a criação de melhores condições de ensino.

A comitiva, que além dos presidentes dos executivos da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, incluiu o vogal Luís de Matos, responsável pelo pelouro da Educação da Junta de Freguesia de São Sebastião, vereadores da Câmara Municipal de Setúbal e o diretor do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, Pedro Florêncio, visitou a sala da Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência, o edifício do pré-escolar, onde funcionam seis turmas e ainda a valência de 1.º ciclo, com nove turmas.

O conjunto de intervenções realizadas nestas duas escolas vieram preencher lacunas e ultrapassar dificuldades na resposta a todas as necessidades reconhecidas, com o objetivo de oferecer e proporcionar condições de trabalho e sucesso educativo para todos, contribuindo para o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e da qualidade do ensino no território.

De referir que, no âmbito das competências delegadas, a Junta de Freguesia de S. Sebastião assumiu, só nos últimos 3 anos, um investimento de mais de 400 mil euros na requalificação e manutenção do parque escolar.