Calor

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal alerta para a persistência de valores elevados da temperatura máxima nos próximos dias na região, pelo que são recomendados cuidados especiais à população.


Os alertas meteorológicos emitidos pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicam que o concelho de Setúbal se encontra no dia 1 sob aviso “amarelo”, enquanto nos quatro dias seguintes – 2, 3 e 4 e 5– o nível é elevado para “vermelho”, com previsão de temperaturas acima dos 40 graus.

As temperaturas mínimas acompanham esta subida, prevendo o IPMA o fenómeno de “noites tropicais”, com temperaturas acima dos 25º C.

Esta situação meteorológica, de tempo muito quente e seco em todo o território nacional, deverá persistir pelo menos até dia 5.

O quadro leva a que a Comissão Municipal de Proteção Civil analise no dia 3, em reunião a realizar às 21h30, na Casa da Baía, a Declaração da Situação de Alerta para o período compreendido entre 2 e 6 de agosto decretada pelo ministro da Administração Interna para todo o território continental e Alerta Amarelo do Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão.

O objetivo principal  desta reunião é ativar a Comissão Municipal de Proteção Civil para acompanhar todas as potenciais situações que possam ocorrer no território do concelho e assegurar maior operacionalidade e interligação entre todos os agentes de proteção civil.

O vereador com o pelouro da Proteção Civil na Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, afirma que esta iniciativa “visa transmitir um sinal de confiança e de serenidade às populações”.

As condições meteorológicas referidas justificam a adoção de medidas de autoproteção e cuidados especiais, em particular pelos grupos mais vulneráveis, em particular crianças e idosos, por pessoas com historial de doenças graves ao nível respiratório, cardíaco ou renal e por doentes acamados.

Os cuidados envolvem a ingestão de líquidos (água, chá preto, caldos e sopas leves) mesmo sem sede, excluindo-se bebidas alcoólicas, gaseificadas ou com açúcar, que aumentam a desidratação. Deve ainda evitar-se refeições pesadas.

Outras recomendações são manter as salas e os quartos de casa frescos, com recurso a ventilação natural, ventoinhas ou climatizadores, usar roupas leves, largas, de cores claras e, de preferência, de algodão, evitar o exercício com excesso de esforço físico e tomar duche com água tépida. As crianças e os idosos não devem tomar duches de água fria após a exposição continuada ao sol.

Na praia, é fundamental o uso de protetor solar adequado ao tipo de pele e ter em atenção que, mesmo sob um chapéu de sol, os raios solares podem provocar queimaduras, sobretudo em crianças ou pessoas de pele clara.

É de evitar a exposição direta ao sol ou a outras fontes de calor, estar na rua ou viajar nos momentos de maior calor e tomar banho e beber água em fontanários ou lagos decorativos.

Estas condições meteorológicas configuram também a ocorrência de índices de risco de incêndio muito elevados, sobretudo na região do Algarve e no interior norte e centro e elevados a muito elevados no Baixo Alentejo.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil prevê, igualmente, o aumento gradual do número de concelhos com risco máximo.

No dia 5, é expectável o agravamento destes índices no interior norte e centro, com um número mais elevado de concelhos a apresentarem risco muito elevado, em especial a região de Trás-os-Montes, podendo existir concelhos em que seja atingido o risco máximo.

Tendo em conta que neste período estão reunidas as condições ideais para a ocorrência e propagação de incêndios florestais, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes, nomeadamente com medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de fogo.

Uma vez que o país se encontra no designado “Período Crítico” até 30 de setembro, é proibida a realização de queimas e queimadas, o uso de fogareiros e grelhadores fora dos locais autorizados e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É ainda proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas e lançar balões de mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.

Durante este período é obrigatório usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa e nos veículos de transporte pesados e um ou dois extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Em caso de dúvida deve ser contactado o Centro Municipal de Operações de Socorro, através da aplicação de telemóvel “Setúbal SOS” ou diretamente através do número municipal de socorro 800 212 216.

 

Documentos Relacionados