Vila Nogueira de Azeitão

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, solicitou uma reunião com caráter de urgência ao ministro da Educação para reafirmar a necessidade de construção de uma escola secundária na freguesia de Azeitão.


Em carta endereçada a Fernando Alexandre, o presidente do município sublinhou os “constrangimentos e dificuldades” sentidos pelos alunos que residem no território da União das Freguesias de Azeitão no prosseguimento de estudos após a conclusão do 3.º ciclo do ensino básico.

“Ano após ano, os jovens têm-se deparado com a falta de uma escola de proximidade para prosseguir os seus estudos ao nível do ensino secundário, causando um conjunto de dificuldades de diversa ordem”, escreveu André Martins.

Estes constrangimentos, “com eventuais consequências em termos de motivação e de aproveitamento escolar desta comunidade estudantil, acabam por acompanhar a vida destes alunos ao longo do período de frequência do Ensino Secundário”, pelo que a autarquia considera que é urgente resolver esta situação.

Em reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação realizada no auditório do Mercado do Livramento no dia 8 de abril, já a vereadora com o pelouro da Educação, Carla Guerreiro, tinha partilhado que “é mesmo necessário uma escola secundária em Azeitão, porque o número de alunos justifica-o plenamente”, garantindo que o município iria alertar o Governo para esta questão.