11° Parcialmente nublado
Paços do Concelho - fachada

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou no dia 18, em reunião pública, uma saudação aos trabalhadores do concelho que asseguram funções essenciais em tempo de pandemia do Covid-19.

A saudação é feita a todos os funcionários que, “por força das tarefas que desempenham, se mantêm nos seus postos de trabalho no momento difícil”resultante da “emergência sanitária gerada pela pandemia” do novo coronavírus.

A autarquia saúda todos os trabalhadores municipais, em particular, nas áreas da higiene e limpeza e manutenção de espaços verdes, que continuam a trabalhar para garantir a execução de tarefas essenciais ao funcionamento de Setúbal e à vida de todos.

“Sem eles, gerir a cidade e o concelho nas difíceis circunstâncias em que nos encontramos seria uma tarefa muito mais complexa.”

A saudação é alargada a todos os funcionários da Câmara Municipal de Setúbal “que se mantêm em funções nos seus locais de trabalho, respeitando, escrupulosamente, as orientações quer da proteção civil municipal, quer das autoridades de saúde, para que, em segurança, o aparelho municipal continue a funcionar e a servir o interesse público”.

O documento aprovado na reunião camarária saúda ainda, de uma forma “muito especial”, os profissionais de saúde que, “dia e noite, zelam pelo bem-estar” das pessoas.

Os serviços públicos, frisa a saudação, “demonstram, nestes dias, a importância crucial de um Serviço Nacional de Saúde forte, resiliente e devidamente capacitado de meios financeiros e humanos para responder às necessidades correntes e às situações extraordinárias”, de que é exemplo a recente realidade.

Muitos merecem neste momento a nossa distinção, mas, no presente contexto vale também a pena saudar os diretores das nossas escolas e os trabalhadores dos setores das águas, telecomunicações e energia que tudo fazem para que consigamos manter a maior normalidade possível nas nossas vidas.”

A Câmara Municipal de Setúbal realça, igualmente, “o importante papel desempenhado pela Área Metropolitana de Lisboa na coordenação dos municípios neste processo, assim como do Governo, pelo empenhamento permanente colocado no combate a este vírus”.

O município, acrescenta a saudação, tudo continuará a fazer para minimizar os efeitos provocados pela pandemia do Covid-19.

“Na certeza de que, enquanto comunidade forte e coesa que somos, portadora de forte identidade e sentido de solidariedade, seremos capazes, juntos, ultrapassar esta difícil situação.”