V Caminhada pela Consciencialização do Autismo - APPDA Setúbal

Duas centenas e meia de pessoas marcaram presença numa caminhada solidária integrada no Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, realizada na manhã do dia 3 de abril. 


A V Caminhada pela Consciencialização do Autismo, com a participação do vereador Pedro Pina, da Câmara Municipal de Setúbal, reuniu pessoas de todas as idades, que partiram do Jardim do Bonfim, local onde se realizou uma sessão de aquecimento dinamizada pelo grupo African Dance Roots.

Organizada pela APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, com o apoio da Câmara Municipal, a caminhada solidária de cinco quilómetros, com o final no Parque Urbano de Albarquel, proporcionou uma manhã de convívio aos participantes e alertou para a problemática do autismo e para o papel positivo que o desporto assume neste distúrbio neurológico.

A receita angariada com as inscrições na marcha, realizada no âmbito do Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo, assinalado a 2 de abril, reverte para o desenvolvimento das atividades da APPDA Setúbal.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, globalmente, uma em cada 160 crianças tem autismo, perturbação do neurodesenvolvimento marcada por inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da comunicação e comportamento restritivo e repetitivo.