Semana da Cavala - Encontros Prováveis - Clube Recreativo Palhavã

Uma degustação comentada e uma visita pela história do Clube Recreativo Palhavã deram mais sabor, na tarde de 19 de maio, à Semana da Cavala, evento gastronómico que decorre até dia 28.


A iniciativa “Encontro Provável”, realizada na sede da coletividade, o presidente da direção, Tolentino Silva, deu a conhecer a história e as atividades desenvolvidas pelo Clube Recreativo da Palhavã, fundado a 22 de junho de 1936, na freguesia da Anunciada (hoje integrada na União das Freguesias de Setúbal).

Seguiu-se uma degustação comentada pela chef Isabel Fonseca, da Docapesca, que aliou a criatividade e inovação aos sabores tradicionais que apelam às memórias gastronómicas dos setubalenses.

No menu estiveram filetes de cavala em polme com maionese de alho e coentros, cavala frita com salada russa, empadão de cavala e espetadas de cavala com couscous de pimentos e vinagrete de citrinos, acompanhados de vinhos da Quinta do Alcube.

Alcube branco ligeiro, Quinta de Alcube branco, Quinta de Alcube Chardonnay-Alvarinho e Quinta de Alcube Trincadeira-Syrah foram os vinhos escolhidos pelo proprietário, João Serra, que deu a conhecer também aos participantes as características vitivinícolas da região de Setúbal.

O objetivo deste “Encontro Provável”, integrado nos eventos gastronómicos dinamizados no âmbito de projeto Setúbal Terra de Peixe, é promover a ligação entre a gastronomia e o património da cidade, neste caso o movimento associativo, e proporcionar experiências gastronómicas em espaços diferentes da cidade.

A Semana da Cavala, organizada pela Câmara Municipal com os apoios da Docapesca, do Turismo de Portugal, do Clube Recreativo Palhavã e da Quinta de Alcube, conta, este ano, com o envolvimento de 32 estabelecimentos de restauração do concelho, os quais incluem nas ementas pratos especialmente centrados na cavala.

O evento, iniciado a 19 de maio, reserva também uma oficina pedagógica, dia 27, às 17h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, que dá a conhecer mais pormenores sobre a alimentação e o habitat do peixe.

As inscrições, obrigatórias, devem ser feitas até dia 25 aqui.