27° Céu limpo

A recriação do ambiente da outrora vila de Setúbal no ano de 1641, no reinado de D. João IV, após a Restauração da Independência, a 1 de dezembro de 1640, realiza-se entre as 20h00 e as 22h00, e inclui um jantar, durante o qual acontecem momentos de animação.

O faustoso banquete, em que os utensílios utilizados à refeição são réplicas dos usados no século XVII, conta com uma ementa completa aproximada da época retratada, com pratos como codornas com espécies de longe, costados de porco com adoba, laparotos assados e perna de vitela mamona.

A parte militar, com demonstrações e explicações das armas utilizadas pelos mosqueteiros, e a vertente lúdica, com malabarismo, música, danças e jogos tradicionais, sempre em interação com o público, estão presentes nas “Ceias Seiscentistas”.

A atividade, enquadrada num cenário com a Arrábida e a baía de Setúbal, uma das mais belas do mundo, conta ainda com um espaço dedicado ao artesanato, onde um conjunto de artesãos fabrica, expõe e vende vários produtos regionais.

As “Ceias Seiscentistas” são organizadas pela Ordem da Cavalaria do Sagrado Portugal, em parceria com as Pousadas de Portugal e com apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

Os bilhetes para o evento podem ser adquiridos na Pousada de S. Filipe, instalada no Forte, na Casa da Baía, em hotéis e agências de viagem da região e ainda através da ticketline.

Mais informações sobre as “Ceias Seiscentistas”, realizadas no âmbito do programa municipal “Noites com… estória”, encontram-se na página de internet www.passadovivo.com. Reservas e informações pelo telefone 265 550 070.