A intervenção, um investimento da Autarquia de 158.848,66 euros, com conclusão prevista para o início de novembro, incide na construção de um troço rodoviário, com acesso pedonal, numa extensão de cerca de 300 metros.

O acesso é criado a partir da ligação ao ramo poente de uma rotunda existente na Avenida José Saramago, artéria inaugurada no dia 20 e que constitui a primeira fase da Via Urbana P1, projetada para servir Setúbal como uma circular interna, ao ligar o novo polo comercial do Concelho até praticamente à frente ribeirinha da cidade.

Os trabalhos, desenvolvidos ao longo de cerca de dois meses e centrados numa área com 1600 metros quadrados, incluem a construção de passeios e lancis, a execução de asfaltamento, a implementação de sinalização vertical e horizontal e a pré-instalação de iluminação, a colocar posteriormente pela EDP.

O novo acesso ao Cemitério da Paz e ao futuro Complexo Funerário de Setúbal, com melhores condições de circulação para os automobilistas e mais segurança e comodidade para os transeuntes, é uma obra complementar à construção da Via Urbana P1.

Apesar da entrada em funcionamento do novo acesso rodoviário e pedonal, a antiga ligação ao cemitério, a partir da Estrada de Algeruz, é mantida como uma via secundária e de menor utilização.