Chef Chakall visita Mercado do Livramento

O chef Chakall visitou no dia 9 o Mercado do Livramento, onde elegeu vários dos produtos típicos da região que utilizará numa aula de culinária a realizar dia 21, as 20h30, na Feira de Sant’Iago.


Para o showcooking a desenvolver no pavilhão da Câmara Municipal de Setúbal, situado na entrada principal da Feira de Sant’Iago, o chef argentino vai elaborar um menu de degustação com produtos representativos da identidade gastronómica de Setúbal.

Na incursão de dia 9 pelo Mercado do Livramento, Chakall escolheu uma variedade de iguarias, entre as quais, ostras, conservas, fruta, pão do Faralhão e Moscatel de Setúbal.

A passagem de Chakall pelo mercado despertou a curiosidade de munícipes e visitantes, que não perderam a oportunidade de interagir com o chef e, inclusive, aconselhá-lo sobre quais as melhores especiarias a usar na confeção de pratos sadinos.

Entre cumprimentos e fotografias pedidas por quem o interpelava, Chakall assumiu o papel de anfitrião da Feira de Sant’Iago, ao convidar toda a gente para visitar o certame.

Na aula de culinária a desenvolver no pavilhão do município, o chef vai criar um menu de Ostras com Molho Crioulo de Coentros, Torricados de Conservas e Peras Bêbadas com Moscatel de Setúbal.

Destaque neste showcooking dinamizado por Chakall é a criação do Cocktail Setúbal Tónico, à base de Moscatel Roxo, água tónica, lima, limão, zimbro e muito gelo.

A acompanhar a iniciativa, decorre ainda uma harmonização com Vinhos Feira de Sant’Iago, Malo Tojo.

O showcooking é aberto à população e inclui um momento de degustação e prova de vinho. A inscrição, feita no local, no dia do evento, é limitada a seis dezenas de vagas.

O custo de participação na iniciativa, com degustação e prova de vinhos incluída, é de três euros. Há também a opção de participação na aula de culinária apenas com degustação, com o custo de um euro.

ALOJAMENTO LOCAL
NOTIFICAÇÃO AOS TITULARES DE REGISTOS

Os titulares de registo de Alojamento Local devem apresentar comprovativo de manutenção de atividade de exploração, sob pena de cancelamento do registo pela Câmara Municipal.

A medida decorre da aplicação do artigo 21.º da Lei n.º 56/2023, de 6 de outubro, que determina que os titulares de registo de Alojamento Local são obrigados a efetuar prova de atividade mediante apresentação de declaração contributiva até 7 de dezembro de 2023.

Deve ser apresentada uma declaração contributiva, como o IRS, o IRC ou o IVA, juntamente com o formulário disponível na página de internet do RNAL – Registo Nacional de Alojamento Local, através do endereço eportugal.gov.pt.

A não apresentação da prova implica o cancelamento do registo mediante decisão da Câmara Municipal.

Constituem exceção a esta medida os titulares de registos em que a atividade de Alojamento Local for desenvolvida em habitação própria e permanente e não ultrapasse 120 dias por ano, não sendo, por isso, necessário comprovar a atividade.