Congresso Nacional das Cidades Educadoras 2019 – Lagoa

Os desafios e as perspetivas para as cidades educadoras estão em destaque num congresso nacional a decorrer entre os dias 15 e 18 de maio, no Algarve, com a participação da Câmara Municipal de Setúbal.


“Criar(na) na Cidade” é o tema do VIII Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, inscritas na Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), a decorrer no Centro de Congressos do Arade, em Lagoa.

A conferência visa reforçar e valorizar três dimensões distintas, que concorrem em diferentes patamares para a realidade das cidades, a política, a técnica e a investigação académica.

Para refletir e afirmar estas dimensões, o programa de hoje contemplou uma mesa de autarcas, subordinada ao tema “Desafios e Perspetivas para as Cidades Educadoras no Contexto de Portugal na 3.ª Década do séc. XXI”, com a participação do vereador da Educação da Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira.

O Congresso Nacional da Rede Territorial das Cidades Educadoras conta este ano, pela primeira vez, com o contributo de jovens vindos de todo o território nacional.

Durante os quatro dias, os estudantes participam em diversas atividades, como ateliers, oficinas e partilhas de experiências, bem como no processo de criação de propostas que melhorem as cidades e a sociedade.

A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadores é constituída por todos os municípios portugueses que são membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e, como tal, assinaram a Carta das Cidades Educadoras, defendendo e assumindo nas suas práticas os Princípios desta Declaração.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras, fundada em 1994, é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Barcelona, Espanha, constituída por uma estrutura permanente de colaboração entre os governos comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras.

Atualmente fazem parte da associação internacional 37 países e 497 municípios de todo o mundo, tendo Setúbal aderido em setembro de 2012. Portugal, através da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, tem um total de 68 municípios aderentes.