Conselho Local de Ação Social de Setúbal reuniu a 21 de março

A admissão de duas novas entidades parceiras do CLASS – Conselho Local de Ação Social de Setúbal foi aprovada em reunião ordinária deste órgão realizada a 21 de março, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho.


A adesão da Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Azeitão e da Azeitão Eco-consciente, foi deliberada por unanimidade na sessão plenária, com 57 participantes em representação de 39 entidades parceiras do Conselho Local de Ação Social de Setúbal.

Da agenda de trabalhos deste órgão plenário de caráter deliberativo fez parte a apresentação do balanço do funcionamento do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, decorrente do processo de transferência destas competências para o município, a 3 de abril de 2023.

O vereador com o pelouro dos Direitos Sociais na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, que também preside ao CLASS, agradeceu o empenho e o trabalho de todos os profissionais que tornam essa resposta eficaz para o bem-estar da população, assim como das Instituições que cooperam com o município nessa matéria.

Na reunião foi igualmente aprovado o plano de atividades para o biénio 2024/2025 do Plano de Desenvolvimento Social, o qual congrega 12 medidas e 36 atividades nos quatro eixos estratégicos de intervenção, em que se destaca a colaboração das diferentes entidades que integram o CLASS.

As entidades parceiras presentes no encontro foram também informadas da aprovação da candidatura do município ao projeto-piloto “Radar Social”, com um período de implementação de 27 meses e constituído por uma equipa multidisciplinar de cinco nas áreas de sociologia, serviço social, psicologia, economia, estatística e/ou planeamento.

O “Radar Social”, promovido no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, tem várias fases de intervenção com ações em diagnóstico social, plano de desenvolvimento social e plano de ação, georreferenciação social dos territórios e execução do plano de ação.

Os trabalhos da reunião do CLASS – Conselho Local de Ação Social de Setúbal incluíram ainda a validação dos relatórios semestrais e finais dos projetos CLDS 4G ParticipAção e SIGA 2.0.